Topo

"Conheci o nazismo. Não há dois lados para o ódio", diz Schwarzenegger

Manuela Scarpa/Brazil News
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Do UOL, em São Paulo

18/08/2017 08h08

O "governator" Arnold Schwarzenegger mandou um recado duro e incisivo na noite desta quinta-feira (18) para grupos americanos que pregam o ódio e a supremacia branca. "Vamos exterminar o ódio", disse o ator.

"Não há dois lados no fanatismo. O ódio não tem dois lados. Se você escolhe marchar com uma bandeira que simboliza a morte de milhões de pessoas, não existe dois lados. A única maneira de vencer os gritos de ódio é combatê-los com a voz mais alta da razão. E isso inclui você, presidente Trump. Você tem uma obrigação moral em dizer que não vamos apoiar o ódio e o racismo".

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o ator e 38º governador da Califórnia (entre 2003 e 2011) cutuca o presidente dos Estados Unidos, que é do mesmo partido de Arnold. Em outras ocasiões, o ator já havia se posicionado veementemente contra manifestações racistas e xenofóbicas.

Assim como milhões de americanos, Arnold Schwarzenegger é imigrante. Ele nasceu na Áustria (mesmo país onde Hitler nasceu) mas depois adquiriu também a nacionalidade americana.

"Tenho uma mensagem para os neo nazistas, para nacionalistas brancos e os neo confederados. Seus heróis fracassaram. Vocês estão apoiando uma causa perdida. Acredite em mim. Eu conheci o nazismo original porque eu vi. Eu nasci na Áustria em 1947, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Eu cresci cercado por homens quebrados, homens que chegaram em casa cheios de estilhaços, cobertos de culpa. Homens que foram induzidos ao erro por uma ideologia perdedora. Eu posso dizer: esses fantasmas que vocês idolatram passaram o resto de suas vidas vivendo em vergonha e agora estão descansando no inferno".

O ator continuou: "Nunca é tarde demais para fazer escolhas, aprender, evoluir e entender que os seres humanos têm valor igual. Vocês são afortunados de viverem em um país que lhe dá todo o direito de dizer coisas horríveis, mas pense em como você realmente pode usar esse poder para algo bom".