Topo

Jeiza, Dona Helô: 5 mulheres policiais de novelas que arrancam suspiros

Divulgação/TV Globo
Imagem: Divulgação/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

21/09/2017 04h00

Elas são guerreiras e não tem medo da bandidagem, além de enfrentarem o machismo e o preconceito. Cada vez mais, as novelas estão investindo em mulheres policiais, que até pouco tempo era um personagem interpretado só por homens. 

Atualmente, há duas belas policiais no ar: Jeiza, papel de Paolla Oliveira em "A Força do Querer", e Antônia, a investigadora vivida por Vanessa Giácomo em "Pega Pega". E quem não se lembra da divertida delegada Dona Helô interpretada por Giovanna Antonelli, em "Salve Jorge" (2013)?

O UOL selecionou cinco policiais femininas que além de se destacarem nas tramas, arrancam suspiros e demonstram ter mais coragem que você. 

  • Raquel Cunha/TV Globo

    Sem machismo

    Forte, determinada e que sabe o quer . Assim é Jeiza, de "A Força do Querer". Policial dedicada do Batalhão de Ações com Cães, Jeiza não tolera o machismo de Zeca (Marco Pigossi), prende bandido, sobe o morro e ainda por cima tem que lidar com o despeito de Bibi Pirigosa (Juliana Paes), que não se conforma de a policial ter prendido seu marido, Rubinho (Emílio Dantas). Se não bastasse tudo isso, Jeiza é lutadora de MMA e está prestes a entrar para o UFC. Girl power total!

  • Reprodução/TV Globo

    Não leva desaforo

    Vanessa Giácomo interpreta a policial linha dura Antônia em "Pega Pega". Junto com seu parceiro Domênico (Marcos Veras), ela investiga o roubo de milhões do hotel Carioca Palace. No meio do caminho, se apaixona por um dos ladrões, Julio, mas termina o romance quando descobre que ele faz parte da quadrilha. Não leva desaforo para casa. Tá certa!

  • Reprodução/TV Globo

    "Delegata"

    Maíra Charken, a policial de "Babilônia", ganhou o apelido de "delegata" na trama. Mas além da beleza mostrava ser uma agente de fibra e não se deixava envolver em conversa mole. Maíra fez tanto sucesso como a policial que foi convidada para apresentar o "Vídeo Show", mas não permaneceu por muito tempo.

  • Divulgação/TV Globo

    Dona Helô

    Giovanna Antonelli conquistou o público com a divertida e durona delegada Helô, em "Salve Jorge" (2013). Além de combater o tráfico de mulheres, ela protagonizava momentos hilários com o ex-marido Stênio, personagem de Alexandre Nero. Dona Helô foi a responsável por salvar Morena (Nanda Costa) da quadrilha de traficantes de mulheres que agia na Turquia. Heroína, né?

  • Divulgação/TV Record

    Forte e corajosa

    Patrícia França já interpretou algumas mulheres fortes na carreira, mas nenhuma como a policial Diana, em "Prova de Amor", da Record, exibida em 2005. Apaixonada por Daniel, personagem de Marcelo Serrado que foi preso injustamente, ela dosava a firmeza e sensibilidade na luta para provar a inocência do rapaz sem se prejudicar. Para dar conta do recado e passar a maior veracidade possível, a atriz teve de, entre outras coisas, fazer aulas de caratê e aprender a atirar.