Topo

Fim do mistério? Sete teorias que persistem com o título "Os Últimos Jedi"

Imagem revela o título do Episódio 8 de "Star Wars" em português: "Os Últimos Jedi" - Divulgação
Imagem revela o título do Episódio 8 de "Star Wars" em português: "Os Últimos Jedi"
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/02/2017 14h50

Depois de quase um mês de suspense, a Disney anunciou o título em português do oitavo filme da franquia "Star Wars", que estreia em 15 de dezembro. Ele se chamará "Os Últimos Jedi" (assim mesmo no plural). A dica de que se trata de vários jedi ajuda a entender um pouco mais a trama, mas ainda mantém no ar várias dúvidas.

No início do ano, quando foi divulgado o título em inglês, surgiram várias teorias a respeito dele, já que o artigo "the" vale no plural, no masculino e no feminino. Já o plural de jedi é jedi mesmo. 

ALERTA DE SPOILER: Não continue a ler a partir daqui se não quiser saber partes importantes de "Star Wars: O Despertar da Força".

Agora, sabemos que haverá mais de um cavaleiro ou cavaleira jedi, mas algumas dúvidas persistem. Será que Rey e Luke Skywalker serão os últimos jedi? Será que eles viajarão pela galáxia em busca de novos cavaleiros - estes sim - os últimos jedi? As respostas mesmo, só em dezembro.

Fim do mistério? Ou não

  • Reprodução

    Luke Skywalker não é o último jedi

    De fato Luke Skywalker era o último jedi conhecido. Em "O Retorno de Jedi" (1983), fomos levados a crer que só havia sobrado ele mesmo. Em "O Despertar da Força" (2015), o personagem de Mark Hamill se isolou, após ter falhado no treinamento jedi de seu sobrinho, o vilão Kylo Ren. A jovem Rey descobre o seu paradeiro e vai ao seu encontro. Seriam eles dois os tais jedi do título?

  • Reprodução/YouTube

    Rey é a última jedi?

    Antes da divulgação do título em português, muitas teorias apontavam Rey como "a última jedi". Agora sabemos que não é bem assim. Aliás, não sabemos nem se Rey é, de fato, uma jedi, embora ela possua a força dentro de si. A personagem só vai virar uma jedi se for treinada por Luke, mas isso só descobriremos no final do ano.

  • David James/Divulgação/Lucasfilm

    Kylo Ren: sith ou jedi?

    Sabemos que Kylo Ren recebeu treinamento jedi de seu tio, Luke Skylwalker. O guerreiro, no entanto, assim como seu avô Darth Vader, foi para o lado negro da força. Kylo se transformou em um sith? Kylo pode voltar a ser um jedi? Com este novo título, a dúvida permanece.

  • Divulgação

    Os títulos dos dois filmes se completam

    Se juntarmos os dois títulos: "The Force Awakens The Last Jedi" teríamos como tradução "A Força Desperta o Último Jedi". Neste caso, a suspeita era a de que Rey seria a última jedi e teria a força dentro dela, que seria despertada por Luke. Ou não. A força pode despertar uma nova tropa de jedi, agora que sabemos que são mais de um, ou, quem sabe, veremos surgir um novo conselho jedi, com escolas de Padawan.

  • Lucasfilm, Ltd. & TM/AP

    Princesa Leia Jedi?

    Que a princesa Leia tem a força dentro de si, já sabemos desde o primeiro filme. Filha de Darth Vader e irmã de Luke Skywalker, os fãs aguardam o dia em que ela também se tornaria uma jedi. Após a morte da atriz Carrie Fisher em dezembro de 2016, os rumores de que a Disney poderia homenageá-la transformando-a em uma jedi aumentaram. Será?

  • Divulgação

    Líder supremo Snoke é um Jedi?

    Ainda não sabemos a origem de Snoke, o sinistro vilão que permanece nas sombras. A sua aparição em "O Despertar da Força" ainda é um mistério. Provavelmente o passado do líder supremo será revelado em "Os Últimos Jedi". Será que ele seria um dos cavaleiros Jedi que debandou para o lado negro?

  • Divulgação

    Jar Jar Binks é o último jedi?

    Não vamos deixar a teoria mais nonsense de "Star Wars" morrer. O novo título ainda deixa no ar a dúvida. Jar Jar Binks ainda pode ser um Jedi. Aceita que dói menos.