Topo

Nando Reis conta como virou tira-dúvida - e um sucesso - na internet

Nando Reis - Reprodução/Facebook/Nando Reis
Nando Reis Imagem: Reprodução/Facebook/Nando Reis

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

15/01/2018 04h00

Com 55 anos recém-completados na última sexta-feira (12), Nando Reis vê com cautela e graça o fenômeno recente que se tornou nas redes sociais. Afinal, ele nunca teve um perfil pessoal no Facebook, monitora sozinho a conta do seu Instagram e decidiu abandonar o Twitter por um bom tempo após uma reação violenta com posts sobre futebol. 

O posto de 'rei da internet' foi conquistado depois que Nando Reis simpaticamente respondeu algumas dúvidas de fãs que por acaso encontrou no inbox da sua página oficial do Facebook, o único perfil que mantém na maior rede social do mundo.

"Por acaso, um dia eu descobri que tinha um inbox. Aí vi que tinha um monte de mensagens mandadas durante anos e comecei abrir e ler. Vi que eram pessoas que acompanham o meu trabalho e escreviam para mim. Achei curioso", conta. 

Férias do inbox

Uma das primeiras dúvidas que ele respondeu com mais atenção foi a de um concurseiro da UFRJ que o questionou sobre algumas questões da prova que envolviam composições do ex-Titãs. Depois de ajudar o rapaz que dependia disso para entrar com um recurso, foi a vez de esclarecer qual era a cor do tênis All Star de Cássia Eller. Uma interação com outro rei da internet, o padre Fábio de Mello, foi o suficiente para que os memes ganhassem força.

"Eu, com certa ingenuidade, respondi sem dimensionar aonde eu estava mexendo, mas com bastante consciência do que eu estava respondendo", explica o cantor sobre a questão da prova. "Foi uma surpresa a repercussão", admite ele, que teve a ajuda dos filhos para entender como um print da interação se espalhou tão rápido pelas redes sociais. 

"Achei graça e comecei a entrar mais para acompanhar a repercussão. Teria respondido até com um pouco mais de cuidado se eu soubesse o que ia acontecer. O fato é que minha resposta foi espontânea, simpática, e começaram a achar graça. Logo em seguida veio a pergunta do tênis da Cássia. Achei graça também na pergunta. Nunca tinham me perguntado isso. Sempre perguntam a questão do endereço, entre outras coisas, mas não isso", diz Nando Reis sobre a campeã de dúvidas "All Star". 

Leia mais

Até então o inbox tinha um número de questões possíveis de serem atendidas. Mas precisou ser trancado nas férias de fim de ano do cantor depois da proporção que o caso tomou. Nando também deixa claro que conta com um escritório que cuida de suas redes sociais, apesar de ter sido ele quem respondeu todas as questões que viralizaram.

YouTube bombando

A consequência foi a retomada de um projeto que há meses sua equipe insistia para sair do papel. Uma série de vídeos no YouTube explicando um pouco a história de algumas letras. A ação fez sucesso e recentemente Nando atingiu os 100 mil inscritos no canal, conquistando também o título oficial de youtuber (a empresa envia uma placa comemorativa a quem bate o número).

"Estou descobrindo isso e estou gostando, achando graça. Gosto de falar sobre o meu trabalho. O que eu não tenho interesse é de ficar falando sobre outras coisas. Estou desenvolvendo uma linguagem. Meu canal do YouTube modestamente está crescendo e estou achando um barato isso tudo. Só consigo fazer o que de fato eu gosto. E agora eu estou gostando disso."

O trabalho na internet vai ter que dividir espaço com a turnê Jardim Pomar, que segue até outubro. Nando Reis ainda vai começar a gravar um disco em 2018, além de aparecer em mais dois projetos iniciados em 2017. O lançamento do DVD "Trinca de Ases", trabalho em parceria com Gilberto Gil e Gal Costa, e uma possível turnê do show com a Orquestra da Petrobras.