Topo

Britney Spears admite "um pouco de playback" ao vivo: "Ninguém me valoriza"

A cantora Britney Spears - Getty Images
A cantora Britney Spears Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/06/2017 15h25

Um dos assuntos mais controversos da carreira de Britney Spears, o propalado uso de playback em suas apresentações, parece estar finalmente deixando de ser tabu. Ao menos para ela. Em entrevista a um canal de TV de Israel, onde se apresenta na semana que vem, a cantora admitiu, em tom de desabafo, que utiliza um pouco de ajuda vocal ao vivo.

"É engraçado, algumas pessoas acham que eu não estou cantando ao vivo, porque eu danço tanto. Eu tenho o apoio de playback, mas é uma combinação da minha voz com o playback. Isso realmente me irrita, porque eu me esforço muito no palco dançando e cantando ao mesmo tempo e ninguém realmente valoriza isso”, disse Britney.

Ao longo dos anos, o playback utilizado em shows já foi notado e intensamente discutido por fãs e "haters" da cantora, que sempre procurou evitar o assunto em entrevistas.

Em 2013, Larry Rudolph, empresário de Britney, admitiu em entrevista à revista "Billboard" que ela de fato utiliza do artifício, defendendo que é "fisicamente impossível" alguém cantar e fazer uma coreografia completa.

O uso de playback, no entanto, não é novidade no pop. Madonna, Justin Bieber e Mariah Carey, entre tantos outros artistas, utilizam ou já utilizaram desse tipo de ajuda no palco, que muitas vezes consiste em uma voz misturada ou sobreposta à cantada ao vivo em determinadas trechos dos shows.

Atualmente, Britney Spears está divulgando o show “Britney: Piece Of Me", apresentação mais "intimista" que vem sendo apresentada em temporada em Las Vegas.