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Queda nos DVDs: Disney, Fox e Warner unem forças em serviço de download

Cena da animação "A Bela e a Fera" (1991), da Disney - Divulgação
Cena da animação "A Bela e a Fera" (1991), da Disney Imagem: Divulgação

Anousha Sakoui e Christopher Palmeri

Bloomberg

11/10/2017 16h02

Vários grandes estúdios cinematográficos de Hollywood aderiram a um novo serviço digital de filmes liderado pela Walt Disney. Os consumidores poderão comprar filmes e armazená-los em um depósito digital acessível através de seus aparelhos, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

A Disney vem tentando convencer os estúdios a participar de seu serviço, chamado Movies Anywhere, desde o ano passado, informou a "Bloomberg News" na época. Os clientes podem assistir e conservar os filmes que comprarem pela internet em um único lugar com esse produto. 20th Century Fox, Warner Bros e Universal Pictures estão entre os principais estúdios que participarão do serviço, disseram as fontes. O plano pode ser anunciado ainda nesta semana, disseram.

O serviço poderia ajudar os estúdios a compensar a queda das vendas de DVDs físicos e um ano decepcionante nas bilheterias. Ao se unirem, as fabricantes dos filmes mais populares do mundo, incluindo "Star Wars", da Disney, e as sagas da DC Comics, pertencentes à Warner Bros., apostam que conseguirão atrair mais usuários do que nas tentativas anteriores. A Disney originalmente apresentou seu serviço com o nome Disney Movies Anywhere em 2014, e outros estúdios deram apoio a um formato rival chamado UltraViolet.

As ações da Disney, com sede em Burbank, Califórnia, permaneceram praticamente inalteradas em US$ 99,59 no fim do pregão de ontem, eliminando as perdas registradas no início do dia. A 21st Century Fox, a companhia controladora do estúdio Fox, subiu 0,5 por cento, para US$ 26,72.

As vendas de DVD caíram mais de 10 por cento no primeiro semestre deste ano em relação ao ano anterior, e as vendas eletrônicas cresceram mais de 8 por cento, de acordo com dados da Digital Entertainment Group. O ano de vendas de bilheteria nos cinemas da América do Norte até o momento caiu quase 5 por cento, de acordo com a ComScore. As ações de cinemas caíram na segunda-feira depois que outro filme, "Blade Runner 2049", decepcionou na bilheteria no último fim de semana.

A Paramount Pictures, da Viacom, é o único dos seis principais estúdios que não participará do serviço Movies Anywhere, por falta de acordo sobre as condições financeiras, disse uma das pessoas, que pediu anonimato porque as negociações são privadas. A Paramount, que fez filmes como a série "Transformers", e a Lions Gate Entertainment, estúdio menor responsável por "Jogos Vorazes", apoiam o conceito e poderiam se juntar futuramente, disseram duas pessoas.

Disney Movies Anywhere usava uma tecnologia de armazenamento própria chamada KeyChest, que permite que os clientes acessem filmes em um único lugar, independentemente de eles terem sido comprados pela internet, em lojas como iTunes da Apple, Amazon.com e Google, ou em lojas físicas, como Wal-Mart Stores. O serviço oferecia filmes de todas as marcas da empresa, como Disney, Pixar, Marvel e Lucasfilm.

Com a ascensão da Netflix e de outros serviços de vídeo, os estúdios talvez cheguem tarde demais com a tentativa de convencer os consumidores a comprar filmes, para conservá-los e assistir novamente, disse Rich Greenfield, o analista da BTIG que tem uma recomendação de compra na Netflix e uma de venda na Disney.

"O consumidor abandonou a propriedade da mídia e adotou o acesso através de serviços por assinatura", disse ele.