Topo

De novo? Amy de "Big Bang" se desculpa pela 2ª vez após texto sobre assédio

Os internautas não perdoraram Mayim Bialik por texto sobre assédio - Getty Images
Os internautas não perdoraram Mayim Bialik por texto sobre assédio Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/10/2017 09h46

Em meio às denúncias de assédio sexual que vêm dominando Hollywood, a atriz Mayim Bialik está desde a última sexta-feira (13) envolvida em polêmica por conta de um texto sobre o assunto publicado no jornal “New York Times”. Acusada de culpar as vítimas no artigo, ela já pediu desculpas publicamente duas vezes.

No texto, a atriz, mais conhecida como a Amy da série “The Big Bang Theory”, falou sobre suas próprias experiências na indústria cinematográfica e as escolhas que faz na hora d se vestir.

“Como uma atriz de 41 anos, eu ainda faço too dia escolhas que considero sábias e que me protegem”, escreveu. “Eu decidi que o meu eu sexual deve ficar reservado a situações privadas com aqueles com que tenho intimidade. Eu me visto modestamente. Eu não ajo paquerando os homens.”

Bialik ainda afirmou que sua falta de desejo de “fazer dietas e plásticas ou contratar um personal trainer” significava que ela não tinha experiência com homens a convidando para “encontros em quartos de hotéis”. Por conta desses trechos, um número significativo de pessoas a acusou nas redes sociais de colocar a culpa nas vítimas de Weinstein.

Ela se manifestou pela primeira vez no domingo, por meio de seu Twitter. Na mensagem, ela agradeceu o retorno do público e disse que suas palavras foram tiradas do contexto: “Qualquer um que me conhece e conhece o meu feminismo sabe que isso é absurdo e que o artigo não era nem um pouco sobre isso”.

Depois, na segunda-feira, ela se desculpou durante uma live no Facebook do “New York Times”. “As únicas pessoas responsáveis por uma agressão são os predadores cometendo esses atos horríveis”, afirmou. “Eu sou um ser humano, e há muito que eu escolhi não compartilhar, mas eu realmente sinto muito se qualquer mulher que foi abusada – ou homem – sente que eu estava culpando a vítima”.

Na última quarta, ela voltou a pedir desculpas. “Deixem-me dizer clara e explicitamente que eu sinto muito. O que você veste e a forma como você se comporta não oferece nenhuma proteção contra agressões, tampouco o modo como você se veste ou age torna você responsável por ser abusada. Você nunca é responsável por ser abusada. Eu aplaudo a coragem das mulheres que denunciaram”.

Será que é a última vez?