Topo

Brie Larson é acusada de preconceito por viver "salvadora branca" em filme

A atriz Brie Larson em cena do filme "Basmati Blues" - Reprodução
A atriz Brie Larson em cena do filme "Basmati Blues" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/11/2017 13h01

Brie Larson -- escalada para interpretar a Capitã Marvel em 2019 -- vem sendo acusada de apoiar estereótipos e outros preconceitos pelo seus papel no filme "Basmati Blues", que se passa na Índia.

A vencedora do Oscar vive uma cientista que cria um arroz modificado geneticamente e defende o povo local contra as corporações gigantescas. O primeiro trailer foi divulgado nesta semana. 

"Estou cansado desses filmes de Hollywood em que pessoas brancas vêm para salvar nossas almas e arroz e terras", escreveu um usuário no Twitter.

"Esse trailer da Brie Larson é todo clichê indiano em dois minutos. Salvadora branca, pessoas andam no teto dos trens e comida apimentada. Parem com essa loucura", completou outro.

No YouTube, as críticas também são comuns. "Parece que eles filmaram há 20, 30 anos. Se a Índia parecer com isso agora, então dinossauros vivem na Noruega. Eu sou paquistanês e estou ofendido. Quem fez essa pseudo-oriental merda?", acrescentou um usuário.

O filme ainda foi acusado de apropriação cultural por mostrar, no pôster oficial, a norte-americana usando um sari no corpo e um bindi (vestimentas típicas indianas) na cabeça.