Topo

Das quadras para as telonas: Dez ex-atletas que brilharam em Hollywood

André Nery

Colaboração para o UOL

25/06/2017 04h00

Brilhar como esportista e depois no cinema não é uma tarefa fácil. Há dezenas de exemplos de campeões que buscaram o estrelato em Hollywood. Abaixo, o UOL cita dez ex-atletas que participaram de produções na sétima arte, do ex-campeão olímpico de natação Johnny Weissmuller, que fez sucesso no papel de Tarzan, a Arnold Schwarzenegger, que trocou as competições de fisiculturismo pelos filmes de ação.

Caitlyn Jenner

Caitlyn Jenner em cena do filme "A Música Não Pode Parar" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Antes de mudar de sexo e passar a se chamar Caitlyn, Bruce Jenner conquistou a medalha de ouro no decatlo nos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal (Canadá), e se tornou, posteriormente, ator. Em Hollywood, participou de episódios da série de TV “ChiPS” na década de 80 e de produções como “A Música Não Pode Parar” (1980) e “The Golden Moment: An Olympic Love Story” (1980). Bruce Jenner tem seis filhos e foi casado três vezes, uma delas com Kris Jenner, mãe das famosas irmãs Kardashians. A união acabou em 2015, depois que Bruce decidiu adotar a identidade feminina e mudar seu nome para Caitlyn.

Johnny Weissmuller

Johnny Weissmuller em cena de "Tarzan" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Antes de virar estrela do cinema por interpretar Tarzan, o americano Johnny Weissmuller foi um nadador de sucesso. Ele ganhou cinco medalhas de ouro na natação nas Olimpíadas de 1924, em Paris (França), e de 1928, em Amsterdã (Holanda). Após se tornar ator, Weissmuller estrelou 12 filmes como o homem-macaco, entre eles “Tarzan, O Filho das Selvas” (1932), “A Companheira de Tarzan” (1934), “O Filho de Tarzan”(1939) e “Tarzan Contra o Mundo” (1942).

Michael Jordan

Michael Jordan em cena de "Space Jam" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Maior nome da história do basquete e ganhador de seis títulos da NBA (Liga profissional norte-americana), além de dois ouros olímpicos (1984 e 1992), Michael Jordan também brilhou nas telas do cinema. Em 1996, ele estrelou o longa “Space Jam: O Jogo do Século”, no qual contracena com personagens animados como Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Hortelino, Frajola e Piu-Piu.

Arnold Schwarzenegger

Arnold Schwarzenegger em cena de "Conan, O Bárbaro" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Antes de virar estrela em filmes de ação em Hollywood, o ator austro-americano Arnold Schwarzenegger teve uma carreira de sucesso como fisiculturista, ganhando cinco títulos do concurso Mister Universo. Em Hollywood, Schwarzenegger protagonizou longas como “Conan - O Bárbaro” (1982), “Conan, o Destruidor” (1984), “O Exterminador do Futuro” (1984), “Comando para Matar” (1985), “Predador” (1987) e “O Último Desafio” (2013).

Gina Carano

Gina Carano em cena de "Deadpool" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ex-lutadora de MMA (artes marciais mistas), a americana Gina Carano abandonou os ringues para ser atriz em Hollywood, fazendo sua estreia em “A Toda Prova” (2011). Gina também participou de produções como “Velozes e Furiosos 6” (2013), “Sangue na Veia” (2014), “O Sequestro do Ônibus 657” (2015), “Operação Resgate” (2015), “Deadpool” (2016) e “Kickboxer - A Vingança Do Dragão” (2016).

Bubba Smith

Bubba Smith em cena de "Loucademia da Polícia" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Os fãs do cinema lembrarão de Bubba Smith por seu papel em 'Loucademia de Polícia”. Ele interpretou o sargento Moses Hightower em seis filmes da série, entre 1984 e 1989. No entanto, antes de ser ator, Bubba Smith teve uma carreira de sucesso como jogador de futebol americano. Ele defendeu  Baltimore Colts (1967-1971), Oakland Raiders (1973-1974) e Houston Oilers (1975-1976), sendo campeão do SuperBowl em 1970.

O.J. Simpson

O.J. Simpson em cena de "A Travessia de Cassandra" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Muita gente lembra de O.J. Simpson devido ao julgamento que dividiu a opinião pública americana nos anos 90. Ele foi absolvido da acusação de ter matado a ex-mulher Nicole Brown  e o amigo dela, Ronald Goldman. Antes, Simpson brilhou na NFL (liga profissional de futebol americano) defendendo o Buffalo Bills e o San Francisco 49ers. Como ator, ele participou dos longas “Corra Que a Polícia Vem Aí” (1988), “Inferno na Torre” (1974) e “A Travessia de Cassandra” (1976).

Kareem Abdul-Jabbar

Cena de Kareem Abdul-Jabbar em "Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos maiores ídolos do basquete americano, Kareem Abdul-Jabbar foi seis vezes campeão da NBA, sendo o maior cestinha de todos os tempos da liga de basquete (38.387 pontos). Com seus 2,18 m de altura, Kareem atuou em produções como “Jogo da Morte” (1978), no qual faz o vilão Hakim que enfrenta Bruce Lee, e “Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu!” (1980), além de participações em séries como “Os Simpsons”, “O Homem da Atlântida” e “Tales From the Darkside”.

Lou Ferrigno

Lou Ferrigno em cena de "Hulk" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O americano Lou Ferrigno é outro campeão de fisiculturismo que trocou as competições para buscar o estrelato como ator. Em Hollywood, ele se destacou por interpretar o Incrível Hulk na famosa série que foi ar de 1977 a 1982 na TV americana. Ferrigno também foi protagonista de várias produções na pele do super-herói: “A Volta do Incrível Hulk” (1988), “O Julgamento do Incrível Hulk” (1989), “A Morte do Incrível Hulk” (1990) e “O Incrível Hulk” (2008). Lou também dublou o mutante verde em “Os Vingadores - The Avengers” (2012) e “Vingadores: Era de Ultron” (2015).

Wilt Chamberlain

Wilt Chamberlain em "Conan, O Bárbaro" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O lendário jogador de basquete Wilt Chamberlain ganhou dois títulos da NBA e foi o o único jogador a marcar 100 pontos em uma única partida da liga. Por conta de sua altura (2,16 metros), ele fez o papel do personagem Bombaata no filme “Conan, o Destruidor” (1984), quando contracenou ao lado do outro ex-atleta, Schwarzenegger. Chamberlain também teve uma pequena participação em “Um Domingo Qualquer” (1999).