Topo

Blade Runner 2049 é a obra-prima da ficcão científica que o cinema merecia

Roberto Sadovski

29/09/2017 09h56

Ryan Gosling in Blade Runner 2049 in association with Columbia Pictures, domestic distribution by Warner Bros. Pictures and international distribution by Sony Pictures Releasing International.

Quantas vezes a atual geração de fãs de cinema pode testemunhar o nascimento de um verdadeiro clássico moderno? Pouco mais de dois anos atrás, George Miller lançou seu Mad Max: Estrada da Fúria, e desde então nenhum filme chegou perto de causar o mesmo impacto, de sugerir a mesma longevidade. A lista acaba de ganhar mais um nome. Com Blade Runner 2049, que estreia na próxima quinta-feira, o diretor Denis Villeneuve consegue o impossível. Ele não só faz um filme à altura do original, que de 1982 em diante reescreveu a arquitetura da ficção científica moderna, como construir uma obra que caminha com as próprias pernas, mesmo entregando em cada fotograma o DNA de seu antecessor. O novo filme é, de ponta a ponta, uma continuação do clássico de Ridley Scott (agindo aqui como produtor executivo), com o mérito de ir mais à fundo na discussão sobre o que, afinal, nos faz humanos. É o melhor filme do ano até agora, uma obra-prima arrepiante e densa, visualmente empolgante e emocionalmente profunda, destinada a ser estudada, analisada, dissecada e aplaudida.

A chave para tal feito quase impossível se resume a respeito, reverência e evolução. O roteiro de Hampton Fancher e Michael Green não tem pressa para colocar as peças no tabuleiro, e de cara fica óbvio que Villeneuve não tem o menor interesse em transformar seu Caçador de Andróides num novo Matrix. O que a equipe criativa entrega, de maneira surpreendente numa era de blockbusters acelerados, é uma meditação lenta e num crescendo sobre o valor da vida, os perigos da tecnologia, a tentação do poder absoluto e a força irrefreável do amor. Na explicação rápida que abre o filme, compreende-se que, nas três décadas que separam as duas tramas, os replicantes – andróides criados por órgãos artificiais, resultando num ser humano sintético – foram banidos, extintos e, por fim, recriados e reposicionados na sociedade pelas mãos do magnata Niander Wallace (Jared Leto). Sob sua visão, essa novíssima geração obedece a seus "mestres" sem questionar, seguindo padrões pré-programados em sua criacão. Os modelos antigos, ainda temidos pela humanidade, continuam sendo caçados e "aposentados" por policiais chamados de blade runners.

Harrison Ford, com Ryan Gosling ao fundo, é a chave para o mistério do novo Blade Runner

A narrativa concentra-se em um destes agentes, K (Ryan Gosling). Numa missão de rotina, ele se depara com um replicante exilado, Sapper (Dave Bautista, cada vez com presença cênica mais poderosa), e o encontro é o gatilho para K iniciar uma investigação que mergulha fundo no passado, com descobertas de ramificações severas para o equilíbrio entre humanos e seres artificiais. A genialidade do texto de Fancher e Green é não se ater a segredos demais, com a origem e o propósito de alguns personagens revelados já nas primeiras cenas. O que tempera a mistura é a jornada, e não o destino. Blade Runner 2049 traz uma trama bem desenhada, que envolve (mais uma vez) a longevidade dos replicantes – embora não do modo que o público possa imaginar. Mas cada camada revelada pelo diretor desperta emoções conflitantes, reações inesperadas e uma atmosfera de descoberta que remete à sensação que gerações tiveram ao longo dos anos ao (re)descobrir o filme que Ridley Scott criou em 1982. 2049 é uma experiência, uma viagem no tempo, um testamento ao poder da narrativa e a prova do imenso talento de sua equipe criativa.

O roteiro surpreendente de ponta a ponta é, claro, uma base sólida para Villeneuve criar uma obra de visual verdadeiramente arrebatador. O segredo aqui, porém, é um olhar voltado para o passado. Não há absolutamente nada errado, por exemplo, com a visão de Luc Besson, que abraçou as ferramentas digitais para criar um mundo abertamente artificial em seu Valerian e a Cidade dos Mil Planetas. A ideia aqui, entretanto, é o total oposto. Blade Runner 2049 obviamente usa a caixa de brinquedos do cinema moderno, mas a intenção é criar um mundo retrô, remetendo à tecnologia apresentada no filme de Ridley Scott e extrapolando-a três décadas à frente. É curioso, portanto, ver monitores aparentemente ultrapassados convivendo com displays futuristas, sem que nenhum elemento pareça deslocado. Mais empolgante é retornar ao horizonte familiar do filme original, com seus edifícios imponentes enfeitados com propagandas gigantescas de marcas mortas como Atari e Pan-Am – capturados com perfeição pelas lentes de Roger Deakins (Academia, passou da hora de lhe entregar um careca dourado). Nesse sentido, Villeneuve captura a estética de Blade Runner sem estar preso a amarras, conduzindo o público diretamente ao mesmo universo. O mesmo pode ser dito da trilha de Benjamin Wallfisch e Hans Zimmer, costurando uma atmosfera e uma assinatura sonora que deixaria Vangelis orgulhoso.

Director DENIS VILLENEUVE on the set of Alcon EntertainmentÕs sci fi thriller BLADE RUNNER 2049 in association with Columbia Pictures, domestic distribution by Warner Bros. Pictures and international distribution by Sony Pictures Releasing International.

O diretor Denis Villeneuve revisa o roteiro na casa que ele ergueu

O respeito pelo filme original é evidente; a reverência pelos artistas que pavimentaram esse caminho é palpável. Mas a maior conquista de Denis Villeneuve com Blade Runner 2049 é, sem dúvida, a evolução das ideias. A Los Angeles escura, úmida e claustrofóbica do primeiro filme continua um pesadelo urbano, mas dessa vez descobrimos o mundo além de suas fronteiras, como a aridez decadente e abandonada de Las Vegas e o depósito de entulhos, humanos ou não, que se tornou San Diego. Três décadas de avanços também criaram a companhia feminina perfeita, Joi (Ana de Armas, um desafio para você não se apaixonar), e a serva artificial perfeita, Luv (Sylvia Hoeks, elegante como Rachael, perigosa como Roy Batty). Como Niander Wallace, Jared Leto trafega no limiar da loucura propagada pelo poder absoluto, com sua entrega suave escondendo raiva, inveja e impotência sob a sombra do falecido Eldon Tyrell – criador original dos replicantes. E a voz da razão é entregue a Robin Wright, que enxerga o caos que se avizinha como a comandante da polícia de Los Angeles e tenta, à sua maneira, buscar a saída mais pacífica, ainda que não inteiramente ética, para a crise.

O centro da trama, porém, é mesmo o blade runner K. Ryan Gosling entrega um protagonista multidimensional, que por vezes entende seu papel no tabuleiro armado à sua frente e precisa lidar com novos sentimentos conflitantes. Sua jornada finalmente entra em ebulição quando Deckard entra em cena: todo o mistério de Blade Runner 2049 gira em torno do paradeiro do personagem de Harrison Ford desde que ele pegou Sean Young pela mão e desapareceu ao entrar num elevador três décadas atrás. Ford foi elegante em não exigir os holofotes, mas sua presença, mais que a música, a tecnologia ou o visual, é o elo definitivo que amarra os dois filmes. Blade Runner 2049 traz um conflito agridoce e um mistério melancólico, resultando em uma continuação digna de um dos maiores clássicos do cinema. é de ter esperança em Hollywood como indústria quando os donos do dinheiro ignoram as tendências da moda e deixam artistas de verdade fazer seu trabalho sem interferências. Certa vez eu disse que não tinha nenhum problema com remakes, reboots ou continuações tardias – desde que deixassem Blade Runner em paz! Nunca estive tão feliz em estar errado.

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.