Topo

O destino do Sith: o que aconteceu com Darth Maul após "A Ameaça Fantasma"?

Lembra deste cara? - Reprodução
Lembra deste cara? Imagem: Reprodução

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Paulo

10/07/2017 16h17

Darth Maul.

Mesmo os fãs que odeiam "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma" - uma maioria que não para de crescer, certamente - ainda conseguem citar como ponto (relativamente) positivo o vilão do filme, mais por seu visual demoníaco e sabre de luz com duas pontas do que qualquer outra coisa.

... Pode-se dizer até que um dos maiores problemas do filme (e da Trilogia de Prequels como um todo) deve-se ao fato de que não há muito mais notável sobre Darth Maul além do visual demoníaco e sabre de luz com duas pontas, já que o personagem tem um total de três falas e que ele morre quase sem cerimônia, sem estabelecer muito ao que veio.

Por isso mesmo, a LucasFilm - por meio do famoso (e infame) Universo Expandido - decidiu que Maul não estava tão morto quanto se presumia oficialmente, criando diversas histórias ao redor do vilão e invariavelmente cruzando sabres com seu arqui-rival, Obi-Wan Kenobi.

Metade do homem que era

Para quem não se lembra muito bem, ao fim de "A Ameaça Fantasma" Darth Maul é cortado ao meio por Obi-Wan, caindo em um tradicional Poço Gigante™ de "Star Wars". Já que o corpo nunca foi visto de novo, isto deu várias oportunidades para criadores do Universo expandido para trazer o Sith de volta.

Um dos retornos mais conhecidos entre fãs aconteceu em 2005 nos quadrinhos, na história "Ressurreição". Nela, Darth Maul é supostamente revivido por um grupo de Profetas do Lado Negro da Força, que acreditam que ele é um sucessor mais digno do Imperador Palpatine do que Darth Vader.

Maul, tomado por ódio e fúria, duela com Vader, mas é derrotado quando o novo Lorde Sith usa o sabre de luz para atravessar o próprio corpo, ferindo mortalmente o inimigo no processo.

De acordo com Vader, o ódio que ele tem a si mesmo é maior do que qualquer energia negativa que Maul conseguiria nutrir.

Darth Vader vs. Darth Maul - Reprodução - Reprodução
Eita homenzinho dramático
Imagem: Reprodução

Depois de (praticamente) todo o Universo Expandido ser considerado não-canônico com a aquisição da marca pela Disney, esta história entrou para o selo "Legends" - o que basicamente quer dizer que "vale, mas não vale tanto assim".

O que ainda é canônico, e talvez seu retorno mais conhecido em geral, é a série animada "Star Wars: The Clone Wars", que passou no Cartoon Network entre 2008 e 2014, e que teve o antigo Sith como vilão recorrente.

Maul aparece pela primeira vez durante a segunda temporada da série, aparecendo com um par de pernas metálicas e ao lado de seu irmão Savage Opress. Em busca de vingança, ele quase leva a melhor sobre Obi-Wan, que só sobrevive a uma armadilha planejada pela dupla com ajuda da guerreira Asajj Ventress.

Darth Maul - Clone Wars - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Depois disso, Maul e seu irmão tocaram o terror pelos territórios mais distantes da Galáxia, chegando a formar sua própria organização criminosa, o Coletivo das Sombras, e até tomando brevemente o planeta Mandalore ao manipular diferentes facções em conflito com as outras.

A série até revelou mais sobre seu passado, mostrando que ele foi basicamente criado com o único objetivo de servir ao Lado Sombrio da Força, mesmo sem Darth Sidious como seu mestre.

Ao fim de "Clone Wars", Maul perde Mandalore e é derrotado por Sidious, que mata seu irmão no processo. Este, porém, não foi o fim do personagem.

Darth Maul - Star Wars Rebels - Reprodução - Reprodução
Darth Maul em "Star Wars: Rebels", ao lado do herói Ezra Bridger - que provavelmente não deveria confiar tanto em um cara que parece o capeta encarnado
Imagem: Reprodução

Rebeldia

Em "Star Wars: Rebels", animação que serve como sequência de "Clone Wars", Darth Maul reaparece, curiosamente, como um aliado de conveniência dos heróis da série, ganhando a confiança do aprendiz de Jedi Ezra Bridger.

Maul tenta seduzir Ezra para o Lado Sombrio, mas o jovem acaba renegando estes conceitos por se importar com seus companheiros. Sem nada melhor para fazer, o vilão decide voltar ao seu velho hábito: tentar matar Obi-Wan Kenobi.

Tudo isso culmina no episódio "Twin Suns", da terceira temporada de "Rebels", em que Obi-Wan e Maul tem uma luta derradeira no deserto de Tatooine.

Eu até diria SPOILERS sobre o vídeo abaixo, mas você provavelmente pode inferir quem vence este duelo.

É até um fim melancólico para o personagem, que após perder tudo tem como último consolo a esperança de que exista alguém que possa vingar todo o sofrimento causado por Sidious, Vader, e até ele mesmo. Pode até se dizer... uma nova esperança 

... OK, desculpa.

Curiosamente, de acordo com o produtor Dave Filoni, a ideia original era de que Darth Maul fosse morto por Vader no fim da segunda temporada - provavelmente como referência à HQ "Ressurreição".

Porém, como o episódio termina com uma batalha entre Vader e sua aprendiz Ahsoka Tano, os produtores mudaram os planos, e Maul encontrou seu fim nas mãos de Obi-Wan... de novo.

George Lucas - Reprodução - Reprodução
"It's like poetry, they rhyme"
Imagem: Reprodução

Ainda assim, nada mal para um personagem com três falas na primeira aparição dele. E mesmo tantos anos depois, Darth Maul ainda está nas memórias dos fãs da série, ao ponto de ser um dos destaques de "Star Wars: Battlefront II", próximo grande jogo baseado na saga cinematográfica.