Topo

Em novo filme, Santoro ajuda crianças em Cuba após desastre; veja trecho

Rodrigo Santoro no filme "Un Traductor" - Reprodução
Rodrigo Santoro no filme "Un Traductor" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/01/2018 15h44

No filme "Un Traductor", Rodrigo Santoro vive Malin, um professor russo de literatura que dá aulas na Universidade de Havana, em Cuba. Mas após o desastre nuclear de Chernobyl, o protagonista é convocado a servir como tradutor de um grupo de crianças enviadas pela União Soviética para serem tratadas na ilha comunista.

Lutando contra a depressão e o ambiente trágico, Malin aos poucos começa a se conectar com os pequenos, mas Cuba entra em uma profunda crise financeira depois da queda do Mudo de Berlim. Agora acostumado com a rotina do hospital e cada vez mais ligado com as vítimas, o professor precisa olhar para a própria família para salvar sua mulher e filho.

No trecho abaixo, divulgado pelo site "The Playlist", Santoro conversa com uma enfermeira. "Eu odeio isso. Este lugar, hospitais, doenças... [odeio] que eles me obrigaram a fazer isso", reclama Malin. "Quer saber? Que se dane. Eu vim para esse país por duas razões: Videla [presidente argentino entre 1976 e 1981] era um filho da mãe e essa ilha tem um dos melhores sistema de saúde do mundo. Você não quer estar aqui? Quem quer estar aqui? Ninguém. Mas você está! Encontre um jeito de lidar com isso", responde a enfermeira.

"Você escolheu virar uma enfermeira! Você escolheu. Eu não. Não optei por nada disso", retruca Santoro, que ouve: "Essas crianças também não escolheram".

Ainda sem data de estreia no Brasil, "Un Traductor" é um dos destaques do Festival de Sundance. Veja o trecho abaixo: