Topo

Coluna

Flávio Ricco


Futebol: árbitro de vídeo nenhum vai acabar com as confusões em campo

Árbitro de vídeo em uso na Copa das Confederações - Kai Pfaffenbach/Reuters
Árbitro de vídeo em uso na Copa das Confederações Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Colunista do UOL*

26/09/2017 00h06

Uma sequência de lances discutíveis do campeonato brasileiro em curso fez voltar à tona a possibilidade de colocar em prática, quase que imediatamente, o árbitro de vídeo.

Ontem, em Águas de Lindóia, foi iniciado um curso preparatório, para que os recursos, com o auxílio da Globo, sejam disponibilizados já a partir das próximas rodadas.

Entre votos contra e a favor, há toda uma discussão em torno.

Hoje, mesmo com tantas câmeras em campo, ainda assim existem dúvidas ou interpretações diferentes sobre certos lances, ou porque os pontos de vista são mesmo diferentes ou porque sempre entram em jogo as preferências clubísticas de cada um. E aí nos incluamos todos.

Evidente que o recurso da imagem, para cada partida, será usado só em algumas situações ou em casos de dúvidas extremas. Ainda bem.

Fosse para tudo, o último São Paulo e Corinthians, por exemplo, iniciado domingo, 11 da manhã, com toda certeza não teria terminado até agora.

Sitcom
Tom Cavalcante encontrou na televisão paga a oportunidade de não ficar preso a formatos e já apresentou trabalhos como “Partiu Shopping” e “Multi Tom”, ambos no Multishow e em parceria com a Formata.

Dentro desta proposta, ele deverá gravar, ainda nas próximas semanas, o piloto de uma nova comédia de situações para o mesmo canal. 

Olívia Torres e Vitória Strada vivem Tereza e Maria Vitória em “Tempo de Amar” - João Miguel Junior / TV Globo - João Miguel Junior / TV Globo
Olívia Torres e Vitória Strada vivem Tereza e Maria Vitória em “Tempo de Amar”. Foram criadas juntas, mas não sabem que são irmãs
Imagem: João Miguel Junior / TV Globo
Rodízio (1)
A proposta da Globo em distribuir suas principais estrelas por todos os horários merece ser destacada.

Nesta terça-feira, por exemplo, estreia “Tempo de Amar” na faixa das 6, liderada simplesmente por Regina Duarte e Tony Ramos. Só isso.   

Rodízio (2)
E já se pode confirmar também a escalação de Christiane Torloni em “Verão 90 Graus”, na fila das 7, escolhida para substituir “Deus Salve o Rei”.

Christiane será a grande vilã da novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, sob a direção de Jorge Fernando. É a volta da atriz às novelas, depois da Iolanda de “Velho Chico”. “90 Graus” deve estrear em julho de 2018.

Novos tempos
Ainda em relação a “Verão 90 Graus”, ficou decidido também que suas primeiras gravações irão acontecer em Guarda do Embaú, uma praia localizada no município de Palhoça, Santa Catarina.

Como se observa, ao contrário de outros tempos, a Globo tem investido cada vez mais em locações dentro do Brasil no planejamento de suas novelas, séries e superséries.

X9
Pessoal da redação da Band já tem o nome e sobrenome daquele que se encarrega de atualizar o diretor André Luiz Costa sobre tudo o que acontece e é conversado lá dentro.

O serviço, momentaneamente desativado porque a figura em questão entrou em período de férias, será reativado a qualquer momento. Se é que já não foi.

Digital
Em reunião do Gired - Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, na manhã de ontem, em Brasília, ficou estabelecido que Salvador e Fortaleza irão desligar o sinal analógico nesta quarta-feira.

Respectivamente, as duas cidades apontaram 93% e 91% de domicílios habilitados para recepção do digital.

Ao contrário delas
Sobral e Juazeiro, que no cronograma estabelecido foram colocadas ao lado de Salvador e Fortaleza, não atingiram o percentual mínimo nesta quarta-feira.

No que diz respeito a essas duas localidades, foi estabelecido novo prazo para fevereiro do ano que vem.

Marcos Mion e Luciana Gimenez - Edu Moraes / Record TV - Edu Moraes / Record TV
Luciana Gimenez será convidada de Marcos Mion no "Legendários"
Imagem: Edu Moraes / Record TV
Luciana na Record
Luciana Gimenez é a convidada de Marcos Mion no “Legendários” desta sexta-feira na Record.

Além de integrar o júri do quadro “Meu Outro Lado” e brincar com o irmão Marco Antônio Gimenez no “Loucura Labial”, Luciana também encarou as “Perguntas do Google”.

Trilha sonora
Branco Mello e Emerson Villani assinam a trilha sonora de  “Cidade Proibida”, outra estreia da Globo nesta terça-feira, ambientada no Rio de Janeiro dos anos 1950.

Segundo a dupla, o trabalho destaca um toque de modernidade, com muitos instrumentos de sopro e parte eletrônica, mas tendo o cenário musical e nomes fortes do período como inspiração: início da Bossa Nova, o Cassino da Urca, Dolores Duran, Maísa, Orquestra Tabajara e Dalva de Oliveira.

Bate – Rebate
• Uma piscina de dinheiro foi montada para a gravação da nova campanha da Tele Sena com Tiago Abravanel.
• O Multishow, tecnicamente, fez uma cobertura das mais interessantes do “Rock in Rio”...
• ... Marcou presença o tempo todo e nada passou batido...
• ... Agora por que não usar nessas transmissões mais especialistas em música?...
• ... O pessoal escolhido para fazer este trabalho, na edição encerrada, caprichou em ser muito ruim do primeiro ao último dia.
• No confronto direto domingo, o “Encrenca” da Rede TV! bateu o “Pânico na Band” em SP por 5,1 a 4,7...
• ... Essa alavanca foi boa para o “Dr. Hollywood”, que saltou de 1,8 da estreia, para 2,6 no segundo programa. 
• É curiosa, no mínimo, a tentativa de algumas pessoas nas redes sociais em querer analisar as performances dos participantes de realities shows...
• ... Hoje, “A Fazenda”, como questão...
• ... Vamos combinar que até para os especialistas, psicólogos ou psiquiatras entre eles, será sempre um grande desafio.
• O Rede TV News estreia nesta terça-feira a série “Paraguai: novo destino da economia”, que aborda a chegada de centenas de indústrias brasileiras no país após o anúncio de uma política de incentivos...
• ...Serão três episódios apresentados pelo enviado especial Giovani Cesar, que entrevistou empresários que resolveram apostar no Paraguai.
• A coluna de hoje termina lamentando a morte de Adalberto Bottini, jornalista, com passagens importantes na Band, Record e Globo, entre outros lugares...
• ... Mais um dos bons que nos deixou.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco