Topo

Sem sofrência: Sertanejo e "Seu Polícia" dominaram as paradas em 2016

Eduardo Martins/AgNews
Imagem: Eduardo Martins/AgNews

12/01/2017 13h11

Sim! O sertanejo continua sendo a música mais popular do Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, o gênero foi o mais bombado nas rádios no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2016.

De acordo com a Crowley - empresa que divulga o ranking das canções mais tocadas - das 100 classificadas, 89 foram sertanejas. O ranking completa-se com pop e pagode.

A sofrência "Seu Polícia", de Zé Neto & Cristiano, fechou na liderança com 70.615 execuções. A faixa desponta também como a segunda mais tocada na lista da Conect Mix, outra empresa especializada em aferição. Por consequência disso, a rádio Nativa FM aparece em primeiro lugar na pesquisa Ibope divulgada essa semana, na frente da Band FM, que também aposta no segmento popular.

Abaixo o ranking das 10 músicas mais tocadas de 2016

As 10 músicas mais tocadas de 2016 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL
Os meninos gostaram da brincadeira e querem repetir o feito em 2017. Zé Neto e Cristiano lançam nas próximas semanas o DVD que traz o sugestivo nome "Um Novo Sonho", gravado em setembro, em Cuiabá, com participações de Marília Mendonça, Maiara e Maraisa e Henrique e Juliano. A coluna adianta as 25 faixas que estarão em "Um Novo Sonho".

São elas: Eu Ligo Pra Você/Essa pra Comemorar/Bateria Acabou (part. Marilia Mendonça)/Desandou/Hoje eu tô Excelente/Amor Pirata/Aí Fechou/O que que Gente Faz com a Gente/Princesinha Mandona/Vítima de um Copo/Dito e Feito/Te Amo/Quem Paga é o Coração (part. Maiara e Maraisa)/Se Organizar Todo Mundo Beija/Cadeira de Aço/Um Ano de Noivado/Sonha Comigo/O Mundo das Vodcas/Amigo Taxista/Tapete Vermelho/Você não é Ela (part. Henrique e Juliano)/Me Ajeito no Seu Jeito/Meu Medo/Por Nossos Filhos/Seu PolÍcia.

A dupla promete comemorar o sucesso com os fãs na apresentação que fará no CarnaUOL, que acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro, no Estádio do Canindé, em São Paulo. "Devemos aos fãs a realização do sonho Zé Neto e Cristiano", agradece a dupla.

Ana Vilela autora de "Trem-Bala" - Reprodução - Reprodução
Ana Vilela autora de "Trem-Bala"
Imagem: Reprodução
PRIMEIRO HIT DE WHATS APP

Após o sucesso de "Trem-Bala", a cantora e compositora Ana Vilela estuda propostas para gravar o primeiro disco da carreira. Ela tem 15 músicas prontas com a mesma temática da canção que chamou atenção de famosos como Gisele Bündchen, Maria Gadu, Thiaguinho e do ídolo Luan Santana. 
 
A londrinense, de 18 anos, foi dormir anônima e acordou famosa. Teve que correr para registrar a faixa depois de receber a notificação do YouTube de uma pessoa buscando a confirmação da autoria. "Descobri que estava estourada porque recebi a notificação e achei um monte de vídeo com o áudio da música. Fiquei desesperada e corri. Eu nunca tinha me preocupado em registrar nada", explicou a cantora, que interrompeu suas férias para conversar com a coluna.
 
O sucesso chegou de maneira inesperada na vida de Ana. Com receio de publicar em seu canal no Youtube por não considerar as músicas de boa qualidade, ela enviou "Trem-Bala" para uma amiga em busca de um pitaco. O que ela não imaginava é que a amiga passaria adiante e, quem recebeu, faria o mesmo. Além do disco, Ana prepara um show no próximo dia 22, em São Paulo, no Jai Club.


CHRIGOR SOLO E COM INÉDITAS
 

 
Pagodeiro que brilhou no Exaltasamba, no auge do grupo nos anos 1990, entrou em estúdio nesta quarta (11) para gravar um EP solo com seis músicas inéditas. 
 
Chrigor antecipou as músicas que vão compor o álbum, que fica pronto em março, e deu uma palhinha de "1 Minuto de Atenção" no vídeo acima.
 
1."Flores e Sentimentos"
2."1 Minuto de Atenção"
3."Eu Chorei"
4."Nossa Manha"
5. "O Show Continuou"
6. "O Samba Vai Começar"
 
E você, acha que Chrigor é apelido ou artístico? Sim, é de batismo. O truta diz que vem da alquimia grega. O pai dele estava lendo um livro sobre o tema quando a alcunha de um dos mitologistas que inventou o perfume chamou a atenção. O pagodeiro explica que Chrigor significa "o saber é fundamental". Ele não gostava do nome quando estava na escola porque os colegas o chamavam de "Xirigor", mas com o tempo começou achar que o nome diferente deu sorte.

Planta e Raiz grava novo CD - Reprodução - Reprodução
Planta e Raiz grava CD "Exército Delirante"
Imagem: Reprodução
PLANTA E RAIZ GRAVA COM GANJAMAN
 
A banda de reggae Planta e Raiz entrou essa semana no estúdio El Rocha, de Daniel Ganjaman, para gravar 11º álbum da carreira de 18 anos, "Exército Delirante". A previsão para o término é no final de fevereiro e  lançamento entre abril e maio. 
 
A novidade é que os fãs podem comprar o álbum antecipadamente pelo site Kickante. Há várias opções de preços que dão direito desde autógrafo até pocket show exclusivo com a banda.
 
O CD terá entre 10 e 12 músicas inéditas composta pela banda e parceiros como Tato Cruz (Falamansa), Ivo Mozart, Marcelo Mira e Manuca Almeida (poeta nordestino) e algumas participações ainda não definidas.

FREJAT E SUA TURMA

O documentário "A noite não acabou" contando a história do Barão Vermelho está em processo de finalização. O filme tem pré-estreia marcada para fevereiro e estreia prevista para março. 
 
Com direção de Mini Kerti, da Conspiração, o longa traz o nome da música composta pelo percussionista Peninha, morto em setembro de 2016, e foi gravada pelo Barão no álbum “Supermercados da Vida”, de 1992.


PRE-PA-RA!

Supla celebra 30 anos de carreira no Audio Club, em São Paulo, em 21 de janeiro.
 
•A bateria do Monobloco faz ensaio com participações especiais de Moraes MoreiraBNegão, Acadêmicos do Baixo Augusta com Simoninha no Espaço das Américas, em São Paulo, dia 27 de janeiro. 

Nação Zumbi faz em show em homenagem e com participação de Gilberto Gil e Jorge Mautner na Marina da Glória, no Rio, em 2 de fevereiro.

•Grupo Pixote vai comandar a festa na quadra da Mancha Verde no domingo (15), em São Paulo.