Topo

Green Day detona Donald Trump e retrata EUA sob fogo e sangue em novo clipe

Cena do clipe da música "Troubled Times", do Green Day - Reprodução
Cena do clipe da música "Troubled Times", do Green Day Imagem: Reprodução

De Nova York

16/01/2017 22h42

A banda californiana de punk rock Green Day alfinetou novamente nesta segunda-feira (16), o presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump com um videoclipe de sua nova música "Troubled Times", que pressagia um governo autoritário e um país sob fogo e sangue.

Lançado no dia dedicado ao emblemático ativista dos direitos civis Martin Luther King Jr., o vídeo começa com imagens de arquivo de protestos por igualdade de direitos e mostra, depois, manifestantes que se opõem às políticas anti-imigração e anti-muçulmanos de Trump.

O "MLK Day" é um feriado nacional nos Estados Unidos, celebrado sempre na terceira segunda-feira de janeiro. Entre as diversas imagens do clipe, pode-se ver Martin Luther King Jr. chorando e ativistas dos direitos civis apanhando da polícia.

O videoclipe feito em preto e branco com toques de vermelho e amarelo, produzido pelo espanhol Manu Viqueira, termina com o "cogumelo" de uma exposão nuclear.

Assista ao clipe de "Troubled Times":

Artistas contra Trump

Não é a primeira vez que o Green Day dispara seus acordes contra Trump.

Depois da vitória do republicano, em 8 de novembro, o vocalista da banda, Billy Joe Armstrong, atacou-o diretamente durante o American Music Awards (AMA), evento realizado em Los Angeles. "Nada de Trump! Nada de KKK! Nada de fascistas americanos", disse Billy Joe na ocasião.

"Troubled Times" faz parte do 12º disco de estúdio da banda, "Revolution Radio", lançado em outubro do ano passado. O mais recente disco do Green Day traz ecos de "American Idiot" (2004) e está cheio de músicas para serem cantadas por um estádio.

"Acho que o mundo está pronto para grandes guitarras e grandes baterias. E para a verdade", declarou Tré Cool, o baterista do trio, à revista "Entertainment Weekly" em setembro, um mês antes do lançamento de "Revolution Radio".