Topo

Filme sobre impeachment de Dilma será financiado pelo Festival de Berlim

Dilma Rousseff durante sua defesa no plenário do Senado, em agosto de 2016 - Ueslei Marcelino/Reuters
Dilma Rousseff durante sua defesa no plenário do Senado, em agosto de 2016 Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/11/2017 12h43

O filme “O Processo”, sobre o impeachment de Dilma Rousseff da Presidência da República em 2016, é um dos seis projetos contemplados no World Cinema Fund, programa de financiamento do Festival de Berlim.

O documentário da cineasta Maria Augusta Ramos receberá €25.000 (aproximadamente R$ 100.000) para sua finalização e terá passagem garantida no festival alemão, onde o Brasil já ganhou o principal prêmio com “Tropa de Elite”, em 2008.

Diretora dos premiados “Justiça” e “Juízo”, sobre o sistema judiciário brasileiro, Maria Augusta Ramos passou muitos meses em Brasília acompanhando votações, coletivas e os bastidores do Congresso Nacional.

Em texto oficial da campanha de financiamento coletivo do filme, a cineasta afirma que o filme busca “compreender e refletir sobre o atual momento histórico brasileiro através de um processo que revela uma crise estrutural do Estado e do próprio regime democrático”.

Além do documentário brasileiro, projetos do Chile, Paraguai, Argentina e Vietnã foram contemplados entre 171 candidatos.

A ex-presidente Dilma Rousseff esteve na Alemanha esta semana e em entrevistas aos principais jornais do país afirmou que perdoaria quem bateu panela.