Topo

Jim Rodford, baixista do Kinks, morre aos 76 anos após cair de escada

O baixista Jim Rodford  - Reprodução/Norrie Porter
O baixista Jim Rodford Imagem: Reprodução/Norrie Porter

Do UOL, em São Paulo

20/01/2018 21h49

Jim Rodford, conhecido pelo seu trabalho nos Kinks, Zombies e Argent, morreu neste sábado (20) aos 76 anos após cair de uma escada.

A informação foi confirmada pelo seu primo e companheiro de banda, Rod Argent. "É com profunda tristeza que soube esta manhã que meu querido primo e amigo de toda a vida, Jim Rodford, morreu pela manhã após cair na escada. Jim não era apenas um baixista magnífico, mas também inextricavelmente ligado à história dos Zombies.", escreveu o músico no Facebook da banda.

Rodford tinha acabado de voltar para sua casa na Inglaterra após uma pequena turnê na Flórida com o Zombies. Sua última apresentação aconteceu no dia 14 de janeiro.

"É com grande tristeza que descobrimos a morte de Jim Rodford – ele viajou e gravou com o Kinks por muitos anos e fará muita falta. Ele era muito amado por todos nós", lamentou o Kinks, onde Jim Rodford tocou por 18 anos, nas redes sociais.

Em setembro do ano passado, o baixista recebeu um doutorado honorário em Artes pela Universidade de Hertfordshire.

Jim começou a tocar baixo no final dos anos 50 e na década seguinte ajudou a fundar o Zombies. Após a banda encerrar as atividades em 1968, o músico se uniu ao primo no Argent, responsável pelos hits "God Gave Rock & Roll to You" (depois gravado pelo Kiss) e "Head Your Head Up".

O Argent durou até 1976, e então Jim se integrou ao consagrado grupo The Kinks. Após a banda "aposentar", o baixista reergueu seus trabalhos anteriores e fazia pequenas turnês lembrando os hits das décadas anteriores.