Topo

Michael Nyqvist, de "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", morre aos 56

O ator sueco Michael Nyqvist - Joerg Koch/Getty Images
O ator sueco Michael Nyqvist Imagem: Joerg Koch/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/06/2017 18h02

O ator sueco Michael Nyqvist (nascido Mikael Nyqvist), protagonista da primeira versão de "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", morreu nesta terça (27) aos 56 anos, publicou o site da revista "The Hollywood Reporter". Ele sofria de câncer no pulmão.

"Em nome dos representantes e da família de Michael Nyqvist, é com profunda tristeza que venho confirmar que nosso amado Michael, um dos atores mais respeitados e bem-sucedidos da Suécia, morreu calmamente cercado pela família depois de uma batalha de um ano com câncer de pulmão", divulgou um dos representantes do ator em comunicado.

Nyqvist se formou como ator em Malmö, no sul da Suécia, e chegou a fazer parte do Dramaten, o prestigioso teatro de Estocolmo, sua cidade natal. Aos poucos, passou a atuar também na televisão e cinema.

Ele ganhou fama em seu país na Suécia após interpretar o policial Banck na série de filmes homônima produzida entre 1997 e 1998, mas o sucesso internacional só veio com o papel de Mikael Blomkvist em "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" (2009).

Baseado na série de livros "Millennium", do escritor Stieg Larsson, o longa sueco ganhou mais tarde uma premiada versão em Hollywood, estrelada pelo ator Daniel Craig e dirigida por David Fincher,

Entre outros papeis de destaque, Nyqvist também viveu o vilão Kurt Hendricks em "Missão Impossível - Protocolo Fantasma" (2011) e o personagem Viggo Tarasov em "De Volta ao Jogo", estrelado por Keanu Reeves.