Topo

Harry Potter, Veronica Roth e Cassandra Clare são destaques dos lançamentos para jovens de 2017

Rodrigo Casarin

10/01/2017 14h05

harry c

Onde há o nome de Harry Potter, ele é a estrela. Não seria diferente nesta lista com os principais lançamentos para jovens de 2017. A Rocco promete ao menos dois livros relacionados ao universo do bruxo: a edição ilustrada por Jim Kay de "Harry Potter e a Câmara Secreta", segundo título da série que consagrou J. K. Rowling (o desenho que abre a matéria estará presente no volume, bem como os dois que estão no final do texto), e o roteiro original de "Animais Fantásticos e Onde Habitam".

A editora carioca também lançará, já em janeiro, "Crave a Marca", novo livro de Veronica Roth. A obra segue a linha que consagrou a autora na série "Divergente": a mistura entre ficção científica e distopia. Outro nome de peso que terá novidade por aqui é Cassandra Clare, uma das escribas que assinam o "Contos da Academia dos Caçadores de Sombras" – os outros escritores presentes na coletânea que sairá pela Galera são Maureen Johnson, Sarah Rees Brennan e Robin Wasserman.

Já a Planeta tem como uma de suas apostas o romance "Princesa de Papel", de Erin Watt, primeiro volume da série "The Royals". A obra traz a história de Ella Harper, que, ao ficar órfã, recebe a tentadora oferta de ter uma vida rodeada de privilégios em uma mansão; ela, no entanto, não será bem aceita pelos moradores do lugar – a exceção, claro, é o homem que lhe fez o convite. Conflito bastante diferente do presente em "O Triturador", de Niall Leonard (marido de E. L. James e roteirista do novo filme de "50 Tons de Cinza"). No título, que sairá pela Bertrand Brasil, Finn Maguire, um garoto disléxico de 17 anos e com antecedentes criminais, precisa provar que não foi ele o responsável por espancar seu pai até a morte.

Willy, personagem de Anthony Browne.

Willy, personagem de Anthony Browne.

Para os pequenos

Também teremos diversas novidades na literatura infantil, como o novo livro de Drauzio Varella para as crianças: "Nas Águas do Rio Negro", que sai pela Companhia das Letrinhas. A mesma editora ainda publicará "Branco, Belo e Cinderelo", de José Roberto Torero, autor de títulos como "João e os 10 Pés de Feijão" e "O Diário do Lelê".

Pela Zahar sairão "Pilar na China", de Flávia Lins e Silva, continuação da série que acompanha uma garotinha por destinos do mundo como Machu Pichu e Grécia, e "Histórias de Willy", de Anthony Browne. A Martins Fontes traz para o país "Uma História de Muita Preguiça", de Ilan Brenman, e "Pulga e Espeto", de Pieter Koolwjjk. A Boitatá apostará em "Pode Pegar!", de Janaina Tokitaka. E, finalmente, a Galerinha lançará "Missão", de Aaron Becker, continuação do premiado "Jornada".

VEJA OS LANÇAMENTOS DE NÃO FICÇÃO PARA 2017

DESTAQUES DA LITERATURA NACIONAL PARA 2017 TÊM HILDA HILST, FERRÉZ E ALBERTO MUSSA

MURAKAMI, BOLAÑO, FERRANTE, BORGES, MUNRO: OS LANÇAMENTOS DE LITERATURA ESTRANGEIRA PARA 2017

H. G. WELLS, CHARLES DICKENS, JANE AUSTEN, BRECHT E MARQUÊS DE SADE ESTÃO ENTRE OS CLÁSSICOS QUE SAIRÃO EM 2017 NO BRASIL

LAERTE, JOHN LENNON E ANNE FRANK SÃO DESTAQUES DAS HQS QUE SAIRÃO EM 2017

harry b

harry a

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.