Topo

Refugiada que salvou 18 pessoas e nadou na Olimpíada ganhará filme

Yusra Mardini, do time dos Atletas Olímpicos Refugiados - Martin Bureau / AFP
Yusra Mardini, do time dos Atletas Olímpicos Refugiados Imagem: Martin Bureau / AFP

Do UOL, em São Paulo

17/03/2017 09h41

Yusra Mardini, a refugiada síria que nadou na Olimpíada do Rio, em 2016, terá sua história contada em filme dirigido por Stephen Daldry, do aclamado "Billy Elliot". As informações são do site The Hollywood Reporter.

Filha de um professor de natação, Yusra nada desde os três anos de idade. Em agosto de 2015, Yusra e a irmã, Sarah, resolveram fugir da Síria devido à guerra. O destino era a Grécia e o transporte era um bote com capacidade para sete pessoas. No entanto, havia 20 no barco. Durante a travessia, o motor do bote parou e a água começou a entrar. Ela e a irmã saíram de bote e o puxaram por três horas até chegar a Lesbos, na Grécia.

Nos Jogos Rio-2016, ela foi apenas a 41ª colocada nas eliminatórias dos 100 m borboleta e passou longe de uma vaga nas semifinais, mas reação dela depois da prova, contudo, não sugeria nada disso. “Eu me senti muito bem na água. Competir com grandes campeões é empolgante, e estar nos Jogos Olímpicos é tudo que eu quis na vida”, disse a atleta.

Daldry também esteve à frente de "Trash" com Wagner Moura e Selton Mello no elenco e é produtor e diretor da série "The Crown", que conta a história da rainha Elizabeth.