Topo

Fã de Anitta, youtuber americano conquista brasileiros com reações a clipes

Itsdro - Reprodução - Reprodução
O youtuber americano Dro, do canal Itsdro, reage a um dos clipes de Anitta
Imagem: Reprodução

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

18/01/2017 04h00

O nome dele pode até soar natural para os nossos ouvidos, mas Pedro Tenorio é americano e nunca sequer conheceu um brasileiro pessoalmente. O youtuber, que atende pelo apelido Dro, comanda o canal Itsdro (algo como "é o Dro", em tradução literal) em que grava vídeos mostrando suas reações engraçadas a videoclipes.

Animado, ele começou o canal há pouco menos de um ano e meio, em agosto de 2015, com reações a artistas pop como Fifth Harmony, Beyoncé, Anitta e Justin Bieber. Mesmo em inglês, os gritinhos histéricos, danças animadas e comentários divertidos de Dro não passaram batidos pelos internautas brasileiros, que começaram a sugerir nos comentários que o youtuber reagisse a artistas daqui.

"O primeiro vídeo brasileiro de reação que eu gravei foi a Anitta dançando o 'Movimento da Sanfoninha' ao vivo. Desde que eu a vi dançando naquele vídeo eu me apaixonei completamente", conta Pedro em entrevista ao UOL.

O nome latino foi escolhido pela mãe e pelo pai, nascidos em Veracruz, no México. O youtuber de 25 anos vive em Atlanta, na Geórgia, e prefere ser chamado de Dro, já que nos Estados Unidos ninguém consegue falar seu nome corretamente.

Depois do sucesso da reação ao primeiro vídeo de Anitta - até hoje ele é um dos dez mais vistos do canal - Dro se empolgou e passou a gravar mais reações a artistas brasileiros, sempre atendendo aos pedidos de seus seguidores.

"Minha relação com os seguidores brasileiros é ótima, tento responder a todos e quero sempre agradá-los", conta.

Loka - Reprodução - Reprodução
Dro reage ao clipe de "Loka", de Simonia & Simaria em parceria com Anitta
Imagem: Reprodução

Prova disso é que dez meses se passaram desde o clipe do "Movimento da Sanfoninha" e 114 reações foram gravadas atendendo ao público brasileiro, uma média de um vídeo novo a cada dois dias. Só Anitta foi responsável por mais de 40 vídeos entre videoclipes, apresentações ao vivo e parcerias no programa "Música Boa", que a cantora comanda no canal pago Multishow.

"Eu tenho um trabalho em tempo integral, então não consigo me dedicar tanto ao YouTube como gostaria. Talvez um dia eu consiga transformar isso, que é o que amo fazer, em uma carreira", revela Dro sobre sua rotina de gravação. Mesmo assim, o youtuber encontrou tempo para gravar a reação a artistas como Valesca Popozuda, Mulher Melão, Ludmilla, Nego do Borel, Karol Conká, Gusttavo Lima e Luan Santana.

O repertório acabou caindo no gosto pessoal de Dro, que além de Anitta, se apaixonou pelo ritmo do funk brasileiro. Aos poucos, ele também está descobrindo o sertanejo pop. "É um ritmo diferente, mais suave", chegou a comentar logo depois de assistir ao clipe de "Loka" parceria da dupla Simone & Simaria com Anitta. A música recém-lançada é uma das que não saem da sua playlist. "Ouço muita música brasileira."

Aprimorando o português

Os comentários, aliás, ganharam um cuidado extra há algumas semanas. Dro passou a gravar os vídeos das reações brasileiras em português. "Aprendi português só de ouvir as músicas. Eu sou muito bom com idiomas. Como eu falo espanhol, é um pouco mais fácil para mim. Tenho noção de que o meu português ainda não está muito bom, mas faço o melhor que posso para que as pessoas entendam o que eu estou dizendo."

"Quadradinho", "bicha" e "lacradora" estão entre as palavras favoritas do youtuber, que também traduziu as expressões que mais usa, como "Ai, meu Deus". Entre seus artistas brasileiros favoritos estão Ludmilla, Claudia Leitte, Lexa e Biel. "Eles são todos maravilhosos, mas a Anitta é minha rainha", reforça.

E se Dro viesse ao Brasil e tivesse a chance de conhecer Anitta? "Ai, meu Deus, se eu tivesse a chance de encontrar com a Anitta pessoalmente acho que desmaiaria. Só de pensar nisso já fico muito empolgado. Espero que ela já tenha visto pelo menos um dos meus vídeos, amo demais essa mulher."

Enquanto Anitta não engata de vez sua carreira internacional, o encontro segue um pouco distante. Dro nunca esteve no Brasil. "Visitar seu país é um sonho que tenho. Se um dia eu tiver a oportunidade, quero fazer um encontro com os meus seguidores. Eu amo muito todos eles e adoro dividir a minha emoção com as pessoas que gostam das mesmas coisas que eu."