Topo

Harvey Weinstein desmente Peter Jackson e nega ter barrado atrizes em filme

O produtor de cinema Harvey Weinstein durante a pré-estreia do filme "Lion" na Suíça - Alexander Koerner/Getty Images
O produtor de cinema Harvey Weinstein durante a pré-estreia do filme "Lion" na Suíça Imagem: Alexander Koerner/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/12/2017 22h53

Após ser acusado de ter criado uma lista negra de atrizes que teria influenciado escolhas no elenco de "O Senhor dos Anéis" e "Papai Noel às Avessas", Harvey Weinstein divulgou um comunicado negando as declarações dos diretores Peter Jackson e Terry  Zwigoff.

Acusado de assédio sexual por centenas de mulheres, o poderoso produtor disse que não teve "nada a ver" com "O Senhor dos Anéis", apesar de seu nome aparecer nos créditos do filme de Peter Jackson.

O diretor Peter Jackson disse que Harvey  Weinstein o impediu de escalar Ashley  Judd e Mira Sovino para o elenco de “O Senhor dos Anéis”. As atrizes são conhecidas pelos seus papéis em “Divergente” e “Poderosa Afrodite”, respectivamente,

Weinstein também negou manter uma lista negra com nomes de atrizes que não deveriam ser escaladas para filmes de sua produtora. Posteriormente, Terry Zwigoff disse que também foi impedido de escalar Mira Sorvino para o seu filme "Papai Noel Às Avessas".

Leia o comunicado de Harvey Weinstein na íntegra:

Como Peter Jackson explicou em sua própria declaração, Bob e Harvey Weinstein não tiveram nada a ver com "O Senhor dos Anéis".

Quando a Ashley Judd disse que estava conversando com o Sr. Jackson e revisando esboços do filme, estava sob responsabilidade da New Line, que tinha autoridade de seleção, e não a Miramax. A Miramax nunca forneceu esboços a ninguém.

Na mesma época de "O Senhor dos Anéis", o Sr. Weinstein lançou a Sra. Judd em "Frida" e anos mais tarde, em "Território Restrito". A Miramax tinha, inclusive, levado Ashley para Nova York para conversar e conhecer a equipe de produção de "Gênio Indomável". Enquanto Ashley era a melhor escolha para Miramax e o Sr. Weinstein, o papel foi dado para Minnie Driver, que foi a preferência do diretor. Minnie fez um trabalho brilhante e ele acredita que Ashley também teria feito.

O Sr. Weinstein não criou uma lista negra com Mira Sorvino e, de fato, trabalhou com ela durante o mesmo período em questão em "Mutação", filme de Guillermo  Del Toro. Também durante esse tempo, ela estava namorando Quentin Tarantino, que era a base e a espinha dorsal da Miramax.

No momento em questão, ninguém poderia ter colocado o nome dela na lista negra ou descarrilar a carreira da Sra. Sorvino, que tinha vencido na época um Oscar e um Globo de Ouro e estava sendo cortejada por papéis de liderança por todos os sete estúdios e todas as grandes redes de transmissão.

Após o sucesso de "O Senhor dos Anéis", Peter Jackson era tão poderoso que poderia ter escolhido qualquer ator para atuar em "O Hobbit". Nem a Sra. Judd nem a Sra. Sorvino tiveram papéis no filme.

O Sr. Weinstein continua a admirar o Sr. Jackson por seu gênio criativo, mas ele nega firmemente essas acusações.

Re: Terry Zwigoff

O Sr. Weinstein nega falar com Terry quanto ao elenco [de "Papai Noel às Avessas"]. Esse era um filme da Dimension e Harvey não tinha nada a ver com isso.