Topo

Desfile vitorioso da Mangueira é tema de documentário sobre Maria Bethânia

Cena do documentário "Karingana - Licença para contar", com José Eduardo Agualusa, Mia Couto e Maria Bethânia - Divulgação - Divulgação
Cena do documentário "Karingana - Licença para contar", com José Eduardo Agualusa, Mia Couto e Maria Bethânia
Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio

11/10/2017 16h57

Um filme é pouco. Dias depois de ser festejada no Odeon com "Karingana — Licença para Contar", Maria Bethânia volta ao Festival do Rio como tema de mais um documentário: "Fevereiros", de Marcio Debellian, que acompanha os bastidores do desfile da Mangueira, campeã do Carnaval carioca em 2016, que cantou a fé e a devoção da menina dos olhos de Oyá. 

Os desenhos das primeiras alegorias e o desfile na Marquês de Sapucaí estão no longa, que também esmiuça o ambiente familiar e religioso da cantora numa visita a Santo Amaro, na Bahia, sua cidade natal.

O documentário faz sua estreia na mostra nesta quinta-feira, no Cinépolis Lagoon, e tem outras sessões na sexta, no Espaço BNDES, e sábado, no Roxy.

"'Fevereiros' é um filme sobre minha vida, um pouco da minha história, da minha cidade", conta Bethânia, feliz com os dois lançamentos no festival.

"Cinema eu acho lindo. Vi muito por causa de Caetano [Veloso, irmão de Bethânia], quando era menina. Acho lindo um festival como esse, que as pessoas se mobilizem. É uma festa, acho interessante", diz.

Já "Karingana", dirigido por Monica Monteiro, tem sua última exibição no festival nesta quarta-feira, no Estação Net Ipanema.

O ensaio poético sobre a língua portuguesa reúne Bethânia com artistas de Angola e Moçambique, como os escritores José Eduardo Agualusa e Mia Couto e a cantora Mingas.

Serviço:

"Karingana - Licença para Contar"
Quarta, 11/10, às 21h20 - Estação NET Ipanema

"Fevereiros"
Quinta, 12/10, às 18h - Cinepolis Lagoon 5 e 6
Sexta, 13/10, às 18h - Espaço BNDES
Sábado, 14/10, às 18h45 - Roxy 2