Topo

Nicolas Cage como Superman e mais! 10 filmes de heróis que ficaram no quase

O incansável Nicolas Cage trajado como Superman - Reprodução
O incansável Nicolas Cage trajado como Superman Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/09/2017 04h00

A oferta de filmes de heróis na Hollywood do século 21 é enorme. Mas tantas outras (e gigantescas) produções ficaram de escanteio, mesmo tendo grandes atores e diretores por trás. O UOL preparou uma lista com dez filmes de heróis que não saíram do papel, de Nicolas Cage como Superman a Guillhermo del Toro comandando Doutor Estranho.

  • Reprodução/Montagem

    James Cameron com roteiro sobre um filme mais adulto de Homem-Aranha

    O diretor colhia os frutos do espetacular "O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final", em 1991, mas queria mais. Ele convenceu a produtora a comprar os direitos para fazer um filme sobre Peter Parker e logou bolou um roteiro que incluía, segundo boatos, uma cena de sexo entre o herói e Mary Jane no topo da ponte de Brooklyn (!). Mas tudo foi por água abaixo após a Carolco Pictures falir e a Sony adquirir os direitos da história.

  •  REUTERS/Yves Herman/Reprodução/Montagem

    De "Mad Max" para "Liga da Justiça"

    Quem gostaria de ver George Miller dirigindo um filme da "Liga da Justiça" se junte ao clube. Segundo a "Entertainment Weekly", o cineasta foi contratado em meados dos anos 2000 para estrear o grupo de heróis nas telonas. E tinha até elenco pronto: Armie Hammer (Batman), Megan Gale (Mulher-Maravilha) e Common (Lanterna Verde).

  • Reprodução

    Joseph Gordon-Levitt levando "Sandman" às telonas

    Uma das HQs mais idolatras da história quase ganhou uma versão na sétima arte. Uma adaptação da criação de Neil Gaiman vem sendo discutida desde a década de 1990 e, em 2013, o ator confirmou que assinaria a produção do filme, com possibilidade de viver o protagonista. Mas diferenças criativas entre Joseph Gordon-Levitt e a produtora New Line desmancharam o negócio.

  • Reprodução

    Um "X-Men" dedicado a Magneto

    "X-Men: O Confronto Final" surgiu nos cinemas em 2006 e durante cinco anos a Fox pensou em como fazer uma nova sequência para os heróis da Marvel. Uma das ideias era focar no Magneto mais novo e David Goyer ("Batman Begins" e "O Homem de Aço") tinha até esboçado um roteiro. Mas "X-Men: Primeira Classe" ganhou a corrida e chegou aos cinemas em 2011, incluindo a ideia de abordar os icônicos personagens em outro momento da vida.

  • Reprodução

    Kathryn Bigelow dirige e James Cameron produz "X-Men"

    O roteirista das HQs dos "X-Men", Chris Claremont, revelou que no começo dos anos 90 Kathryn Bigelow e James Cameron estavam planejando levar para a sétima arte uma adaptação dos mutantes, com Bob Hoskins como Wolverine e Angela Bassett interpretando Tempestade. No fim, Bryan Singer conseguiu estrear os heróis nos filmes em 2000.

  • Reprodução

    O Espetacular Homem-Aranha 3

    A Sony estava confiante e, além do terceiro filme protagonizado por Andrew Garfield, ainda planejava um spin-off com o Sexteto Sinistro. Mas o entusiasmo não durou após "A Ameaça de Electro" e a produtora cancelou os projetos para colocar o herói no Universo Marvel. Parece que escolha deu certo, já que o Aranha foi um dos destaques do ano e parece ter vida longa nos outros filmes da gigante dos quadrinhos.

  • Reprodução/Montagem

    Joss Whedon à frente de "Mulher-Maravilha"

    Antes de pular a cerca e roteirizar "Os Vingadores", da Marvel, Joss Whedon escreveu uma adaptação para os cinemas da heroína da DC em meados dos anos 2000. Quando o filme dirigido por Patty Jenkins chegou aos cinemas, um trecho do roteiro anterior vazou na internet e muitos fãs ficaram satisfeito pelo filme ter demorado tanto para chegar às telonas.

  • Reprodução

    Nicolas Cage (ou seria Loki?) como Superman

    Nic Cage já foi um roteirista alcoólatra, vendeu armas para o governo de Serra Leoa, foi atrás de um tesouro perdido e até morreu e voltou como um motoqueiro fantasma. Mas o norte-americano também poderia ter sido Superman, em filme dirigido por Tim Burton e com roteiro de Kevin Smith. Recentemente, o ator deu uma declaração que esse "seria o grande filme de Superman". Será que era para tudo isso?

  • Reprodução/Montagem

    J.J. Abrams em "Superman: Flyby"

    Um dos casos mais famoso de filme que nunca saiu do papel é o de "Superman: Flyby". J.J. Abrams escreveu o roteiro do reboot muito antes de "Superman Returns" (2006) e quase todos os atores de Hollywood foram considerados para o cargo de protagonista: de Jude Law e Ashton Kutcher a Paul Walker, incluindo Henry Cavill (que depois conseguiria vestir a capa vermelha)

  • Reprodução/Montagem

    "Doutor Estranho" + Guillermo del Toro + Neil Gaiman

    Neil Gaiman e Guillermo del Toro formam uma bela dupla. Segundo o quadrinista, uma versão de "Doutor Estranho" foi pensada pelos amigos, mas sabe quem não pareceu nada feliz com a história? A própria Marvel, por incrível que pareça. O filme dirigido por Scott Derrickson chegou ano passado com o Sherlock Holmes Benedict Cumberbatch como o herói.