Topo

Will Smith e Paolo Sorrentino completam júri do festival de Cannes

Will Smith - Reprodução/Vulture
Will Smith Imagem: Reprodução/Vulture

Do UOL, em São Paulo*

25/04/2017 14h00

O ator americano Will Smith e o diretor italiano Paolo Sorrentino e a diretora alemã Maren Ade entraram para o júri do 70º edição de Cannes. Os nomes de todos os nove jurados que vão escolher quem merece a Palma de Ouro foram anunciados nesta terça (25) pela organização do festival de cinema.

Ator, produtor e músico, o americano Will Smith, de 48 anos, vencedor de dois prêmios Grammy, indicado duas vezes ao Oscar, participou de filmes como "Independence Day", a trilogia "Homens de Preto" e "Eu Sou a Lenda".

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014 por "A Grande Beleza", o italiano Paolo Sorrentino, de 46 anos, é conhecido de Cannes, onde apresentou sete de seus oito filmes, incluindo "Il Divo", que ganhou o Prêmio do Júri em 2008.

Já Maren Ade dirigiu e produziu o favorito à Palma de Ouro no ano passado, "Toni Erdmann", que não levou o prêmio principal, mas acabou ficando com o prêmio da crítica.

Os três se juntam ao grupo que será presidido pelo diretor espanhol Pedro Almodóvar, anunciado no posto em janeiro.

Também já estavam entre os jurados a atriz americana Jessica Chastain, a atriz francesa Agnès Jaoui, o diretor sul-coreano Park Chan-wook, o compositor francês Gabriel Yared  e e atriz chinesa Fan Bingbing.

A atriz americana Uma Thurman e a atriz francesa Sandrine Kiberlain foram previamente nomeadas como presidentes dos júris "Un Certain Regard" e "Camera d'Or" no início do mês. 

A atriz italiana Monica Bellucci também foi escolhida para participar do evento como "madrinha" e terá como função apresentar a cerimônia de abertura e encerramento do tradicional festival.

O festival de Cannes acontece entre os dias 17 e 28 de maio na cidade francesa parte da Côte D'Azur. A atriz italiana Claudia Cardinale é a homenageada no cartaz da edição comemorativa.

*Com informações da Ansa e da AFP