Topo

O que Machado de Assis fez para virar assunto no Twitter e no Google?

Rodrigo Casarin

21/06/2017 12h28

Quem entrou na página brasileira do Google hoje se deparou com uma montagem – o conhecido doodle – em homenagem a Machado de Assis. E esse não é o único lugar onde o nosso grande escritor está em destaque. No Twitter, neste momento, o Bruxo do Cosme Velho está entre os assuntos mais comentados do país – ocupa a quarta posição, atrás de #inverno, #ToCarenteDe e #QuartaDetremuraSDV, um feito para qualquer autor por essas bandas. Mas o que Machado fez para receber tamanha atenção?

Não fez nada de novo, mas faria. Se fosse biologicamente imortal, Machado de Assis completaria 178 anos hoje, por isso a festa. Como sabemos, o escritor morreu em 1908, mas seu nome e sua obra continuam vivíssimos e ganhando uma importância cada vez maior inclusive fora do Brasil – recentemente começaram a pipocar artigos em jornais de países como Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos defendendo sua genialidade.

Se o corpo de Machado se foi, o que deixou de mais importante permanece ao alcance de todos. Então, por que não aproveitar a data para ler ou reler clássicos como "Dom Casmurro", "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" ou "O Alienista"? Apreciar seus livros é sempre a melhor homenagem que podemos fazer a um escritor.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.