Topo

Shakira e Barcelona vão fazer escola na cidade natal da cantora colombiana

Shakira participa de evento beneficente no Camp Nou, estádio do Barcelona, time em que seu marido, Gerard Piqué atua - Albert Gea/Reuters
Shakira participa de evento beneficente no Camp Nou, estádio do Barcelona, time em que seu marido, Gerard Piqué atua
Imagem: Albert Gea/Reuters

Patricia Avila

28/03/2017 20h35

A cantora Shakira, o clube espanhol Barcelona e a instituição bancária La Caixa construirão uma escola em um bairro pobre de Barranquilla, cidade natal da artista colombiana.

Shakira disse nesta terça-feira durante uma apresentação no estádio do Barcelona, o Camp Nou, que "o investimento em educação, quando funciona, é a melhor estratégia para erradicar a pobreza".

A escola do bairro El Bosque começará a funcionar em dois anos e, após uma contribuição inicial do Barcelona e La Caixa de 1,2 milhão de euros, será financiada e controlada pelo governo, informou a Fundação Pies Descalzos, que a cantora fundou e preside.

"Nesta comunidade que queremos prestar nosso apoio, 20% das crianças sofrem de desnutrição", disse a cantora de 40 anos, cuja fundação já construiu outras seis escolas na Colômbia.

A escola implementará dois programas sociais e desportivos para os jovens do bairro impulsionados pelo Barcelona e La Caixa, disse a fundação.

"Eu nasci em uma Colômbia em conflito e ver como estas vidas estão se transformando em vez de ficarem presas no ciclo da pobreza nos mostra que há uma solução possível", acrescentou.

Shakira é casada com o jogador Gerard Piqué, que é zagueiro do Barcelona. O casal tem dois filhos, os meninos Milan, de 4 anos, e Sasha, de 2 anos.