Topo

Como uma balada gospel virou hino gay tema de Ivana em "A Força do Querer"

Em "A Força do Querer", Ivana se emociona com pelo no rosto  - Reprodução/Gshow
Em "A Força do Querer", Ivana se emociona com pelo no rosto Imagem: Reprodução/Gshow

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 10h00

Lançada em 1986 e um dos principais hits dos anos 1980 e 1990, a canção "True Colors" voltou a tocar no Brasil após entrar na trilha sonora da novela "A Força do Querer", como tema da personagem Ivana (Carol Duarte), que interpreta uma transgênero.

Na trama, Ivana vive um drama por ser mulher mas se sentir um homem. Após muito sofrimento, nesta semana ela começará uma transição radical que culminará com a sua mudança de gênero. 

A música, portanto, não entrou na trilha sonora por acaso. Em mais de 30 anos, a faixa, interpretada por Cyndi Lauper, se tornou um verdadeiro hino para a comunidade LGBTQ+. Lauper é uma das maiores defensoras dos direitos gays. A cantora, por exemplo, já fez turnês beneficentes para arrecadar fundos e criou a fundação True Colors, focada na comunidade.

O que poucos sabem é que a música não foi originalmente criada para falar da comunidade gay. O hit foi escrito para falar sobre a mãe de seu compositor, Billy Steinberg, em parceria com Tom Kelly, e foi apresentada a Cindy Lauper como uma balada gospel. A música fala sobre olhar por baixo da superfície e enxergar como uma pessoa realmente é. A dupla já compôs "Like a Virgin", de Madonna, e "I Drove All Night", de Lauper.

Após escrever o referão, Billy Steinberg ouviu de Tom Kelly que ele tinha um apelo tremendamente universal. "Pode ser cantado de qualquer pessoa para qualquer pessoa", disse. "De um pai para o filho, de um amigo para um amigo. Qualquer um". 

Os versos originais da primeira parte da música, no entanto, foram mudados. Eles falavam sobre um amigo enxergando o outro como um ventriloquista com muitas vozes, de ter muitas faces por baixo dessa camada de maquiagem, mas ser capaz de enxergar as cores verdadeiras. 

A cantora Cindy Lauper - Getty Images - Getty Images
A cantora Cindy Lauper, intérprete de "True Colors"
Imagem: Getty Images

Em seguida, a dupla compôs no piano a melodia. Ela saiu como uma espécie de hino gospel ideal para ser cantada em coro. De acordo com os compositores, a faixa tinha uma pegada parecida com "Bridge Over Troubled Water".

A letra tem tudo a ver com a personagem Ivana. Logo nos primeiros versos, ela diz "Você, com esses olhos tristes / Não fique desanimada / É difícil criar coragem / Num mundo cheio de pessoas / Você pode perder tudo de vista / E a escuridão que está dentro de você / Pode te fazer sentir tão insignificante / Mas eu vejo suas cores verdadeiras / Brilhando por dentro / E é por isso que eu te amo / Então não tenha medo de deixá-las aparecerem / Suas cores verdadeiras / Como um arco-íris".

A faixa ficou mundialmente famosa na voz de Cindy Lauper, porém com o passar dos anos ela ganhou outras versões como a de Phil Collins, em 1998. Ela também apareceu na série "Glee" e, recentemente, na voz de Justin Timberlake e Anna Kendrick como trilha sonora da animação "Trolls".