Topo

Divertido, “Vade Retro” é o resultado de excelentes texto, direção e elenco

Nilson Xavier

20/04/2017 23h08

Abel Zebu (Tony Ramos) | Celeste (Mônica Iozzi) (Foto: divulgação)

O que se viu na estreia de "Vade Retro" – nova série da Globo, nessa quinta (20/04) – foi um casamento perfeito entre texto (da dupla Alexandre Machado e Fernanda Young), direção (Mauro Mendonça Filho) e elenco (Mônica Iozzi, Tony Ramos, Maria Luísa Mendonça, Juliano Cazarré, Cecília Homem de Mello, Luciana Paes no primeiro episódio).

O texto traz o humor característico dos roteiristas, desta vez mais para "Os Normais" do que "O Dentista Mascarado". Uma combinação de nonsense, humor negro, sarcasmo, crítica, deboche, frases de efeito e trocadilhos infames. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra, o programa exibe um mix bem dosado de humor sofisticado e piadas bobinhas tendo como temática a dualidade santo-profano, Deus-Diabo.

O que seria do texto sem a direção caprichada de Mauro Mendonça Filho e equipe (André Felipe Binder e Rodrigo Meirelles)? No melhor estilo "terrir" repleto de referências cinematográficas, de Polanski a Zé do Caixão e Ed Wood passando por Tarantino e Kubrick.

Talvez texto e direção não surtissem o efeito pretendido não fosse o elenco em total sintonia com a proposta estética, narrativa e interpretativa. São Mônica Iozzi e Tony Ramos como nunca vimos. Celeste (Mônica) é tão crédula que beira a ingenuidade e a infantilidade. A sequência em que ela recebe Abel Zebu (Tony) em seu escritório é hilária.

Tony deita e rola, quase literalmente, com a sua personificação do capiroto. Na entrevista coletiva, o ator afirmou que sua inspiração vem do texto, não de referências externas. Ainda que povoe no imaginário popular a figura do belzebu bem trajado, charmoso e sedutor, Tony interpreta um (suposto) diabo bastante original.

Mas não apenas Tony e Mônica. Cada ator do elenco vive um personagem muito diferente dos demais, com seus tempos peculiares de comédia: Cecília Homem de Mello (a mãe), Luciana Paes (a secretária), Juliano Cazarré (o namorado abobalhado pero no mucho) e Maria Luísa Mendonça (Luci Fer…gusson, o nome diz muito).

É engraçado e é bem produzido. Uma delícia de comédia!

Siga no FacebookTwitter – Instagram

Reprodução / @realitysocial

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier