Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

TNT The Live Show Mestrando uma mesa de trabalho

25/06/2019 18h35

Preparação, coordenação, criatividade, por vezes domínio da arte do improviso, saber lidar com problemas internos e até mesmo externos de sua equipe e boa liderança. Familiar não é mesmo? Essas são as características que um bom mestre de um mesa de RPG deve ter para garantir a diversão de todos os participantes da mesa.

Mas o que é RPG? Role Playing Game é um jogo de interpretação, onde um grupo de jogadores interpretam personagens fictícios em um mundo de fantasia, um desses jogadores é chamado de Mestre, e sua função é narrar e conduzir a história que os jogadores participam, mediar as interações entre eles, atuar como juiz de regras do jogo e também interpretar cada personagem que os jogadores venham encontrar durante sua aventura. Não é difícil notar que essa a função com maior responsabilidade do do jogo.

Mestrar uma mesa de RPG não é uma tarefa fácil, pelo menos não se você deseja garantir que todos curtam a história que você preparou e interajam de forma saudável uns com os outros. Mas muito além de ler vários livros de centenas de páginas (muitas vezes em outro idioma), dominar regras e conhecera história daquele universo do inicio ao fim, o desafio real do mestre está em gerenciar aquele grupo de pessoas, sabendo lidar com o indivíduo que chega atrasado, pois atrasa também o inicio da partida, o outro que não leu nem mesmo as regras básicas e não tem conhecimento algum sobre como funcionam as mecânicas de sua própria personagem ou até mesmo aquela pessoa que sempre se dispersa em algum momento da partida, seja mexendo no celular ou construindo uma pirâmide de dados, uma dispersão que, de certa forma, é um aviso para o mestre, dizendo "Isso não é interessante para mim.", e o bom mestre se vê forçado a encontrar uma maneira de atrair a atenção desse jogador ou jogadora para a historia que se desenrola diante dele.

Certo, entendemos que o RPG faz com que o mestre tenha de lidar com situações e problemas que não estarão descritas em nenhum livro de regras, mas o que todos esses exemplos tem a ver com o ambiente de trabalho? Ainda não percebeu? Pois bem, imagine uma sala de reunião, onde todos se reuniram para discutir algum tema importante de sua empresa. Agora imagine que você irá comandar a reunião, e dessa forma, tem de lidar com o colega que chega atrasado, com a colega que de 15 em 15 minutos desvia sua atenção da reunião para checar suas mensagens ou mesmo aquele cara que não se deu ao trabalho de ler os relatórios sobre os temas que seriam pautados na reunião e no fim está lá apenas por precisar estar. Situações semelhantes? Eu diria quase idênticas! O RPG e o ambiente de trabalho possuem mais coisas em comum do que a maioria das pessoas sequer imagina, estamos falando de lugares em que uma pessoa muitas vezes tem de agir como mediador e Juiz de diversas situações tanto da empresa quanto das interações pessoais entre os integrantes da equipe ou grupo.

O RPG para os jogadores requer um nível de atenção às regras no mínimo razoável, mas para o mestre, apesar de se tratar de uma diversão para ambos e que isso deve ser o foco do jogo, é também um desafio, não é fácil ter de lidar com tudo isso e ainda manter uma história interessante e mecânicas justas para os jogadores. Um desafio que, quando se sabe lidar com ele, o mestre desenvolve características ótimas para seu próprio crescimento pessoal, como a liderança. De muitas maneiras o mestre vai desenvolver várias habilidades de liderança, mas a minha favorita entre elas é a habilidade de ajudar cada um de seu grupo a cumprir tanto o objetivo do todo quanto o individual de cada um, seja na empresa com os objetivos profissionais ou em uma mesa de RPG com os objetivos de cada personagem, ajudar os outros a alcançarem seus objetivos não é somente o que um bom mestre faz, é o que um bom líder faz.

The Live Show é o primeiro talk show de humor transmitido de dentro de uma Universidade, com os próprios alunos atuando em todas as etapas de produção. A primeira temporada do the Live Show é realizada no Centro Universitário FAM, com patrocínio TNT.

Assista todos os programas do The Live Show que já foram ao ar, aqui.

Este é um conteúdo de autoria do programa THE LIVE SHOW e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.