Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

3º Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual

17/06/2019 17h43

Aconteceu em São Paulo no dia 13/06, SESC Avenida Paulista, o 3º Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual promovido pela Ancine em parceria com SESC São Paulo, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Goethe-Institut e contou com o apoio da ONU mulheres. Participaram do evento profissionais audiovisuais brasileiros, Amanda Nevill, CEO do British Film Institute (BFI), Reino Unido, e Barbara Rohm, CEO da ProQuoteFilm, Alemanha. O objetivo principal desse Seminário foi discutir a implementação de políticas públicas objetivando promover a diversidade no audiovisual em prol da equidade de gênero e raça.

Na fala incial, a diretora da Ancine, Débora Ivanov, divulgou dados de um estudo sobre raça e gênero dos participantes dos Editais do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) para o ano de 2018. Os dados apresentaram percentuais de diretores e roteiristas por raça e gênero: projetos dirigidos por mulheres somaram 32% dos selecionados e somente 5,7% eram de diretores (as) que se declararam pretos.

No período da manhã houve a conferência de Amanda Nevil sobre a implementação e execução de políticas de diversidade e inclusão (igualdade de oportunidades) pelo BFI, o modelo adotado já é utilizado pela indústria audiovisual no Reino Unido. Seguido de uma mesa de discussão sobre as políticas brasileiras voltadas ao audiovisual.

A mesa foi mediada por Ana Paula Souza (jornalista) com a participação de Amada Nevil (BFI), Carolina Costa (presidente da Comissão de Gênero, Raça e Diversidade da Ancine), Simoni de Mendonça (presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual de SP), Jussara Locatelli (coordenadora do Fórum Audiovisual - Minas Gerais, Espírito Santo e Sul/Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ), Lyara Oliveira (representante da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro), Renata de Almeida (presidente da Mostra Internacional de cinema de SP) e Alessandra Meleiro (presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual).

A tarde ocorreu a conferência de Barbara Rohm sobre a criação do ProQuoteFilm e a luta para a igualdade de gênero na indústria cinematográfica e midiática alemã. Na sequência ocorreu uma mesa sobre as perspectivas para atuação da sociedade civil mediada por Neusa Barbosa (Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema) com a participação de Barbara Rohm (ProQuoteFilm), Malu Andrade (fundadora do grupo Mulheres do Audiovisual Brasil), Elisiane dos Santos (Procuradora do Trabalho e Coordenadora do GT de Raça Coordigualdade/Ministério Público do Trabalho), Marina Pecoraro (conselheira da Abragames), Minom Pinho (idealizadora do Festival Internacional de Mulheres), Graciela Guarani (produtora cultural e cineasta indígena) e Bárbara Sturm (diretora de conteúdo da Elo Company).

Ao final do Seminário houve a assinatura de um termo de parceria entre a Ancine e a ONU mulheres objetivando a ampliação da igualdade de gênero e o empoderamento feminino no audiovisual brasileiro.


The Live Show é o primeiro talk show de humor transmitido de dentro de uma Universidade, com os próprios alunos atuando em todas as etapas de produção. A primeira temporada do the Live Show é realizada no Centro Universitário FAM, com patrocínio TNT.

Assista todos os programas do The Live Show que já foram ao ar, aqui.

Este é um conteúdo de autoria do programa THE LIVE SHOW e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.