Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Escolher trabalho!

17/06/2019 11h55

Você acabou de se formar e vai dizer que não consegue emprego, pois realmente o mercado de trabalho está cada vez mais fechado. Bom eu te digo que se você estiver atualizado e seguir as "5 dicas valiosas para você se preparar para o novo mercado de trabalho", que já falamos aqui, você vai poder ESCOLHER o seu Trabalho.

Mas você vai dizer "COMO? Isso é impossível!"

Bem, não é. Uma vez que você saiba fazer diversas atividades e optar pelo mundo do Freelancer será possível escolher o seu trabalho. MAS ATENÇÃO, o modo "POLVO" precisará ser ativado, de designer a edição de vídeos ou editando textos e atuando na produção, enfim. No mundo da ECONOMIA CRIATIVA e COLABORATIVA isso é possível, pois um colabora com o outro e tem muita gente nesse meio disposto a te ensinar a usar uma nova ferramenta.

É preciso estar disposto e querer aprender, tem que mandar a preguiça de lado e chamar o foco pra ser seu parceiro. Muitas vezes você vai trabalhar mais do que no mundo da CLT, porém, vai estar trabalhando com o que você gosta e isso torna as coisas muito mais fáceis. Os Jobs vêm de brinde, um indica para o outro quando o seu serviço é reconhecido.

MAS, como começar? Comece indo a eventos e locais de Coworking, pois é nesses ambientes que os Freelancers costumam estar, e fale do que sabe fazer. Se tiver um portfólio pronto no celular MELHOR, o pessoal gosta de agilidade e de ver o que você tem para mostrar ali e AGORA. Por isso CRIE conteúdo pra si mesmo se for necessário, mas CRIE. Por isso os trabalhos da faculdade são tão importantes, além do aprendizado ali você estará criando e dedicando o seu tempo para criar um portfólio.

E se não puder fazer uma faculdade agora, crie por conta própria, seja uma lyrics de vídeo se seu perfil for edição de vídeo, ou imagens editadas no Photoshop ou Canvas, se seu perfil for edição, Blogs para textos e assim por diante. No mundo ONLINE o que não falta é vídeo aula pra te ensinar a criar e fazer acontecer.

4 dicas para te ajudar na hora de escolher o seu trabalho:

1- Abra o seu MEI, pois ele garante o INSS:

Seja MEI, e assim poderá prestar nota dos seus serviços e garantir a sua aposentadoria. Para se aposentar por idade como MEI, o microempreendedor precisa ter no mínimo 180 contribuições, ou seja, ter pelo menos 15 anos de contribuição e idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 para homens. Além do mais, esse tipo de aposentadoria também dá direito ao 13º salário.

2- Entenda e utilize da Economia Criativa:

A Economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. Como aplicar??

Trabalhe em projetos voluntariamente, seja em ONGS, empresas e até mesmo projetos bem pequenos sem muita visibilidade, mas que dentro dele você possa adquirir experiência, criar um portfólio e ganhar conectividade com outras pessoas que possam precisar do seu trabalho, para que em um futuro não muito distante você possa ser remunerado a partir dessas conectividades.

3- Use o celular!!!

Nós estamos o tempo todo com ele e se você não tiver um notebook/computador para trabalhar, use e abuse do celular. Hoje com as ferramentas gratuitas como as que o Google oferece (Drive, Google docs etc.), o site Canvas.com para edição de imagens (em todos os formatos) e tem até ferramenta para edição de vídeos por aí, basta pesquisar e então não tem desculpa, o negócio é aprender a utilizar as ferramentas gratuitas da melhor forma possível e muita coisa dá para ser resolvida com o celular. Um simples vídeo ou foto pode virar uma corrente para se comunicar com alguém no dia seguinte ao que foram apresentados.

4- E, por último, seja sincero:

Lembre-se de ser sincero com seus clientes e dizer sempre quais as ferramentas que atualmente você tem utilizado para trabalhar, mas que pretende e está sempre em busca de crescer e aprimorar.

A sinceridade é tudo nesse meio e se não souber algo, PERGUNTE, seja online nas comunidades, grupos da área, em sites de pesquisas como o Google e mesmo às pessoas do seu vínculo de trabalho. O importante é não ficar parado e logo mais você estará escolhendo o seu trabalho.

Sobre Karine Edmara Lopes

Sou Karine Lopes quando se trata de Mídias Sociais. O perfil no Facebook se encontra como Karine Edmara Lopes.

Formada em Produção Audiovisual, trabalho voluntariamente para o The Live Show como Produtora Geral, sou freelancer e executo na área de Mídias Sociais, pois sempre gostei muito de fazer edição de imagem. Em 2012, fiz o curso de web design com o intuito de criação de sites. Curto ler, desenhar, escrever, pintar, bordar, fotografar, passear, viajar, entre outras.

Adoro idiomas! Falo francês, fiz 4 anos de curso, porém continuo estudando por conta própria, e tenho tentado aprender inglês sozinha, mas pretendo fazer curso para aperfeiçoar-me. Saiba mais aqui.

The Live Show é o primeiro talk show de humor transmitido de dentro de uma Universidade, com os próprios alunos atuando em todas as etapas de produção. A primeira temporada do the Live Show é realizada no Centro Universitário FAM, com patrocínio TNT.

Assista todos os programas do The Live Show que já foram ao ar, aqui.

Este é um conteúdo de autoria do programa THE LIVE SHOW e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.