Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

5 Dicas valiosas para você se preparar para o novo mundo do trabalho

17/06/2019 11h38

O mundo do trabalho tem passado por mudanças ao longo dos anos. É muito comum vermos empresas que se tornaram multifacetadas, e prestam um pacote de serviços completos de acordo com seu ramo de atuação. Já o profissional precisa se adaptar a essas mudanças e exigências e saber de tudo um pouco dentro da sua área e de todas as outras que a envolvem. Foi por isso que separamos 5 dicas valiosas para você que quer se preparar melhor para ingressar nesse novo mundo do trabalho.

1- Faça cursos extracurriculares.

Para saber de tudo um pouco é necessário estudar bastante, por isso vale a pena investir seu tempo em cursos extras para aprofundar o conhecimento da sua área e ou para aprender mais sobre uma área nova. Existem muitos sites que oferecem cursos gratuitos para você fazer e encher o currículo e o cérebro!

2- Ponha em prática o que aprendeu na teoria

É importante estar bem atento quanto as práticas da sua profissão para quando pintar aquela entrevista, portanto, tente praticar o máximo possível aquilo que aprende ou aprendeu em sala de aula. Seja com trabalhos freelance ou apenas criando cases para preencher seu portfólio, o que nos leva ao item 3.

3- Monte um bom portfólio

Independente de qual for a sua área um bom portfólio faz toda a diferença na hora de buscar uma vaga de emprego. O recrutador vai querer ir além das informações básicas que estão no seu currículo, e mostrar para ele o que você sabe fazer vai permitir que ele entenda um pouco do seu perfil de trabalho aumentando suas chances de conseguir a vaga. Existem muitas plataformas online gratuitas que te ajudam nessa etapa, vale a pena pesquisar e escolher aquela que se encaixa melhor no seu perfil e na sua área de atuação.

4- Informação nunca é demais

O mercado muda de acordo com, suas tendências e demandas por influência de diversos fatores internos e externos. É importante pesquisar sobre o seu seguimento, e entender as novas tendências para a sua área para melhor se preparar para ela e saber o que estudar. O que nos direciona ao último tópico.

5- Saia do oceano vermelho!

Existe uma estratégia desenvolvida no livro "A Estratégia do Oceano Azul", de W. Chan Kim e Renee Mauborgne que fala das teorias do oceano azul e vermelho. Aonde o vermelho é onde todas as empresas estão, se digladiando para conseguir clientes e vencer a concorrência. Já o oceano azul é o mar aberto, onde habitam outros nichos que abrigam oportunidades novas e clientes em potencial. E normalmente é no oceano azul que residem as startups e empresas de menor porte, cheias de oportunidades e possibilidade de crescimento. Portanto vale a pena deixar um pouco de lado a busca de emprego em grandes empresas e procurar vagas em empresas menores e outros nichos.

Curtiu as dicas? Então mão na massa! Comece agora e aumente seu potencial

The Live Show é o primeiro talk show de humor transmitido de dentro de uma Universidade, com os próprios alunos atuando em todas as etapas de produção. A primeira temporada do the Live Show é realizada no Centro Universitário FAM, com patrocínio TNT.

Assista todos os programas do The Live Show que já foram ao ar, aqui.

Este é um conteúdo de autoria do programa THE LIVE SHOW e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.