Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Novos ares

17/06/2019 18h54

Não duvido que, hoje, uma pessoa comum absorva mais informações em um único dia que um cidadão comum na Idade Média durante uma vida.

Vivemos numa Idade das Luzes moderna na qual o conhecimento nunca foi tão acessível às pessoas. O líder de hoje é social, emocionalmente eficaz, dinâmico, versátil, multifacetado, como são as suas principais ferramentas de trabalhos: o computador e o celular, seus apps, redes sociais, seus inúmeros recursos de pesquisa, conhecimento, aprendizado; assim se fortalece como autodidata. É como em Matrix, em que bastam alguns cliques para que uma nova habilidade seja absorvida pelo seu cérebro.

Em tudo há vantagens e desvantagens. Temos acesso a tanta coisa que é difícil escolher, como quando se fica horas procurando algum filme pra ver diante de um cardápio de opções imenso. E dificilmente um álbum é escutado do começo ao fim, uma pessoa emerge na jornada de um novo livro, alguém veria um filme com a duração da Lista de Schindler. Esse é o ônus do bônus dos novos tempos, quantidade em detrimento da qualidade, devido também ao aumento exponencial de opções. Como ônus, deve ser trabalhado. Temos informação, mas quem nao obtêm a partir daí o conhecimento, o saber aprofundado, o faz justamente porque tudo é visto por cima, de uma forma mais superficial (quantidade>qualidade).

Nossas relações são mais mentais, mais práticas, mais ágeis, nós prestamos menos atenção, nos aprofundamos menos, ou em menos coisas. Tudo isso é compreensível, considerando a profusão de opções, informações, caminhos possíveis. E o tempo agora é esse. E como disse Darwin, quem sobreviveu à evolução das espécies não foram os mais fortes, mas sim os mais aptos.

Para que você viva o melhor dos dois mundos, se permita ler um livro, dois, três, dez, cem. É uma forma de viajar estando no mesmo lugar. Fronteiras se abrem, novas vidas se manifestam, novos mundos são assimilados, uma nova compreensão da vida se solidifica no seu caráter.

A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original" - Albert Einstein.

Educação, conhecimento, literatura, artes, transformam qualquer ser humano. E se permita buscar, aprender, utilizar os recursos da nossa era digital, seja 1001 utilidades, pense como dono, não pare de estudar, esteja atento. Esses são tempos incríveis. Vamos brindar à democratização do conhecimento, mas lembrando que qualidade é melhor que quantidade. E que nenhum tipo de censura ideológica crie restrição a esse vasto conteúdo.

Sobre o autor:

Prazer em conhecê-los. Meu nome é Gabriel Groke. Atuo como produtor, designer, músico, compositor e escritor.

Tenho formação em Comunicação Visual e curso atualmente graduação em Design Gráfico.

Como guitarrista, violonista, letrista e compositor, atuei em diversos grupos musicais, desenvolvendo trabalhos autorais.

Tenho formação e experiência também atuando no campo da Astrologia.

Realizei o lançamento do meu primeiro ebook de poesias, "Átomo", em dezembro de 2018, com prefácio de Rafael Cortez.

Tenho plena convicção no poder transformador dos livros, do aprendizado, do conhecimento.

The Live Show é o primeiro talk show de humor transmitido de dentro de uma Universidade, com os próprios alunos atuando em todas as etapas de produção. A primeira temporada do the Live Show é realizada no Centro Universitário FAM, com patrocínio TNT.

Assista todos os programas do The Live Show que já foram ao ar, aqui.

Este é um conteúdo de autoria do programa THE LIVE SHOW e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.