Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

A festa é open bairro!

Oferecido por Prefeitura de São Paulo

21/02/2019 10h51

Da rua Purpurina ao Jaçanã do samba, em 2019 todas as vizinhanças terão um Carnaval para chamar de seu. A festa paulistana continua crescendo, e este ano terá o maior número de desfiles da história: serão 556, divididos em mais de 320 trajetos diferentes. Isso significa que a folia está mais descentralizada do que nunca, com atrações espalhadas pelas regiões de 29 subprefeituras. Entre as novidades, por exemplo, está a inclusão de três grandes vias na programação dos blocos - Avenida Tiradentes, Avenida Marquês de São Vicente e Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.

Para ser uma festa livre e democrática, as subprefeituras terão ainda desfiles direcionados para todos os tipos de público, com atrações de diferentes ritmos, origens e estilos. Isso será possível, em parte, graças a um novo fomento que estreia este ano. A Prefeitura de São Paulo disponibilizou recursos, por meio da empresa patrocinadora, para blocos menores e com pelo menos três anos de história. É uma forma de incentivar os blocos comunitários, tornando as demais regiões da cidade tão atrativas para os foliões quanto Sé e Pinheiros.

A expansão da festa não fica só na área: a previsão de público aguardado para o período deve passar os cinco milhões entre os participantes e turistas, um novo recorde para a capital.

bloco-bicho-maluco-beleza - Bloco Bicho Maluco Beleza -  Luiz Guadagnoli SECOM  - Bloco Bicho Maluco Beleza -  Luiz Guadagnoli SECOM
Imagem: Bloco Bicho Maluco Beleza - Luiz Guadagnoli SECOM

Folia sem bagunça

Para que seja democrática e livre de fato, a festa tem que ser agradável para todos. Assim, a Prefeitura tomou uma série de medidas para garantir a civilidade e o bom convívio, despertando o senso de responsabilidade para um carnaval mais feliz e seguro.

  • Segurança e trânsito:

Agentes de trânsito da CET estarão fiscalizando e orientando o trânsito durante todos os trajetos dos blocos.

A Guarda Civil Metropolitana estará presente em todos os eventos para a proteção dos participantes e para apoio às fiscalizações no combate ao comércio irregular.

Também serão utilizados drones para monitorar as áreas de grande multidão, com o intuito de oferecer maior recurso visual, captando imagens em locais de maior aglomeração.

  • Limpeza e conservação:

Profissionais estarão cuidando da limpeza urbana durante todos os desfiles. Mas não custa lembrar: lixo é no lixo, e o banheiro químico está aí para ser usado.

  • Alerta e Prevenção a saúde:

A Secretaria de Saúde vai atuar na distribuição de mais de 40 mil preservativos gratuitos aos foliões, nos blocos e também nos ensaios das escolas de samba.

Assédio não é brincadeira

Assédio sexual, discriminação e trabalho infantil são crimes. Não têm graça nem lugar no carnaval. Além de divulgar alertas e campanhas de conscientização sobre esses casos, a Prefeitura conta também com o Ônibus Lilás, uma doação do programa federal "Mulher Sem Violência", que presta atendimento itinerante a casos de violência contra a mulher. O Ônibus Lilás acompanhará a festa para eventuais acolhimentos iniciais, semelhantes aos realizados pelos equipamentos fixos (Centros de Referência a Mulheres em Situação de Violência, CRMs) e, quando necessário, para encaminhamento da vítima.

Casos de violência contra a mulher devem ser denunciados pelo telefone 180.

Denúncias para casos de trabalho infantil devem ser feitas pelo telefone 156.

Site para busca de linhas

De 22 de fevereiro a 10 de março, a SPTrans fará várias mudanças de itinerários para os desfiles de blocos que serão realizados em todas as regiões da cidade.

É a primeira vez que a SPTrans cria um serviço de busca de linha para informar sobre mudanças e interferências programadas, com o objetivo de facilitar a mobilidade de quem utilizará ônibus nos próximos fins de semana.

A página, http://sptrans.com.br/carnaval/, é atualizada constantemente e mostra se há programação de mudança de itinerário para cada linha consultada. São três conteúdos disponíveis: buscas por nome da linha ou número, notícias de desfile dos blocos e publicações online do Twitter da SPTrans.

Saiba onde obter informações atualizadas sobre o esquema especial de bloqueios e desvios para os desfiles do Carnaval de Rua 2019, aqui

BUSQUE AQUI SEU BLOCO POR BAIRRO, DATA OU ESTILO! 

OU BAIXE O APP OFICIAL DO CARNAVAL SP 2019