Topo

Deadpool é o pior personagem de quadrinhos a fazer sucesso no cinema

Ryan Reynolds como Deadpool - Divulgação
Ryan Reynolds como Deadpool
Imagem: Divulgação

16/05/2018 11h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Deadpool é o típico personagem querido principalmente pelos leitores que não gostam tanto assim de gibis. Criado por um artista fajuto e desenvolvido de maneira desleixada nas décadas que vieram a seguir, ainda considero um milagre que tenha se tornado esse fenômeno da cultura pop de 2 anos para cá.

O mercenário falastrão dificilmente se encaixa com fluidez nas histórias do restante da Marvel, pois forçaram tanto o jeitão iconoclasta e estilhaçaram com tanto gosto a quarta parede que qualquer história com ele parece paródia. É como se alguém tivesse a ideia de incluir o Groo no mesmo universo do Conan, por exemplo. Nem a arte combina.

Mas o Errante de Sérgio Aragonés pelo menos era genuinamente engraçado. Os gibis do Deadpool até fazem um esforço, mas dificilmente conseguem fugir da risada constrangida provocada por filmes como "American Pie" ou "Porky’s".

"Howard, o Pato" (1986) - Divulgação - Divulgação
Lembra de "Howard, o Pato?" (1986)
Imagem: Divulgação

O querido leitor pode argumentar que heróis de gibis mais pitorescos já foram às telas. "Howard, o Pato", por exemplo. Mas por pior que o filme seja, Howard é uma criação do genial Steve Gerber, e tinha histórias inspiradíssimas durante a gloriosa época da contracultura.

Até personagens que hoje amargam baixa popularidade, como o Superman, possuem material de referência muito mais interessante do que Deadpool, por mais que os filmes recentes do Homem de Aço mereçam nada além de desprezo.

Claro que um herói lamentável nos quadrinhos pode ganhar os cinemas com uma adaptação redentora. Mas Deadpool e Lanterna Verde já deixaram claro que Ryan Reynolds talvez não seja a pessoa mais indicada para a missão.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.