• ENTRE
Topo

"Vingadores: Guerra Infinita" traz as maiores picaretagens dos quadrinhos

Capitão América, Homem de Ferro e Thor - Arte UOL
Capitão América, Homem de Ferro e Thor
Imagem: Arte UOL

28/04/2018 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Atenção: se você ainda não prestigiou "Vingadores: Guerra Infinita", o texto a seguir carrega alguns spoilers que podem arruinar sua experiência no cinema.

Não acredite em opiniões contrárias, mesmo que seja a sua própria: "Guerra Infinita" é o melhor filme baseado em quadrinhos já lançado. É uma catarse absurda, grandiosa e inverossímil. Ou seja, o puro suco dos gibis de super-heróis.

Para chegar a tanto, a Marvel foi corajosa. Fez o filme mais caro de todos os tempos correndo o risco de alienar o público 'civil', que não sustenta maiores afetos por histórias em quadrinhos e estava apenas passeando no shopping em busca de entretenimento rasteiro de qualidade.

Trata-se do produto mais ousado da Casa das Ideias. Pegaram todos os conceitos mais ridículos da editora e enfileiraram de maneira graciosa ao longo de 2 horas e meia de exibição. Tem personagem aparecendo no lugar certo sem explicação, tem interação forçada entre heróis, tem dramalhão sem nexo e vilão com motivação cretina. Ou seja, diversão garantida.

Thanos empunha a Manopla do Infinito com as Joias do Poder e do Espaço no trailer de "Vingadores: Guerra Infinita" - Reprodução - Reprodução
Thanos empunha a Manopla do Infinito com as Joias do Poder e do Espaço em "Vingadores: Guerra Infinita"
Imagem: Reprodução

É provável que depois da emoção provocada pela escala da aventura, você comece a racionalizar algumas dessas questões apresentadas. E não tardará em enxergar os furos de roteiro. Não faça isso. Mantenha o cérebro desligado toda vez que lembrar dessa fascinante jornada.

Afinal de contas, as histórias em quadrinhos de super-heróis costumam ser sobre personagens que morrem e voltam à vida com alguma frequência. A morte é um efeito dramático dos mais manjados, que hoje nem causa tanto transtorno no inbox das editoras. De Superman a Punho de Ferro, todo cidadão fantasiado que se preze já descansou em paz durante uns meses.

A Marvel havia flertado com esse clichê ao trazer Loki e o Agente Coulson de volta, mas é no terceiro filme dos Vingadores que isso é elevado a uma nova potência. Quase todos os personagens surgidos depois da primeira fase empacotam, deixando apenas o grupo original para contar história no próximo filme.

Alguém realmente acha que Homem-Aranha e Pantera Negra, duas das mais rentáveis apostas da Disney para os próximos anos, permanecerão mortos depois de Vingadores 4? É evidente que não. A limpa realizada por Thanos será usada para dar mais tempo de tela a veteranos como Thor, Capitão América e Homem de Ferro, além do Hulk e da Viúva Negra - e, quem sabe, o retorno do Gavião Arqueiro.

A dúvida que permanece é se todo esse misancene é uma preparação de terreno para a aposentadoria de Chris Hemsworth, Chris Evans e Robert Downey Jr. Confesso que ainda torço para que os boatos sobre o fim de seus contratos sejam apenas golpe de marketing e novas trilogias solo de seus personagens serão produzidas em breve.

Outra questão importante é aguardar para ver o impacto da ousadia da Marvel nas bilheterias. As críticas a respeito do filme estão mornas, o que talvez ajude a deixar as próximas investidas um pouco menos faraônicas.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

35 Comentários

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

rafael-borges6079335

Acho sempre engraçado os críticos surtarem por personagens que podem voltar da morte (note, ninguém ainda retornou). Ele pode voar, atirar raios pelos olhos, mas voltar da morte, não! E o maior problema nem é que eles tenham super-poder ou não. A questão é que filmes não são como a vida real, são ficção. E na ficção fantástica há o precedente histórico de que personagens "maiores do que a vida" (pra pegar emprestado o termo em inglês), às vezes vencem a morte. Isso acontece desde a mitologia, não há motivos para não ser aceitável no cinema em personagens que foram criados justamente para refletir os arquétipos clássicos em contexto moderno. Assisti ao filme apenas uma vez e entendi exatamente por que cada personagem aparece no local em que é necessário. Seja o Bruce Banner avisando o Capitão para localizar o Visão, seja a Nebulosa avisando os guardiões de que Thanos estará em Titã, etc.

edmelza111611765

Se você tivesse lido quadrinhos em sua vida já teria sacado que eles foram transportados para alguma das gemas e serão libertados no próximo filme.

publicidade