"VideoCassetadas" perdem espaço no "Domingão" e futuro preocupa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Brasil atravessa um de seus momentos mais esquisitos sob o ponto de vista político, espiritual e cultural. Estamos brigando com os parentes pelo WhatsApp, ofendendo os vizinhos por causa de notícias falsas e desejando o mal a quem pensa diferente de nós.
Muito disso se deve à instabilidade econômica e também à insegurança pública, elementos corrosivos em qualquer sociedade. Com a falta de bases mais sólidas, nosso bom senso está se esvaindo.
Entre as poucas certezas que o povo brasileiro tem a essa altura do campeonato está a companhia agradável de Fausto Silva nas tardes de domingo. Há quase 30 anos, o apresentador é figuraça carimbada nos preparativos para a semana que se inicia.
Ao longo de todo esse tempo, uma das instituições mais sólidas deste país vem sendo o segmento das "VideoCassetadas". De 1989 pra cá, passamos por muita coisa juntos. Dois impeachments, quatro moedas, quinze treinadores da seleção brasileira… Mas os divertidos vídeos em que pessoas anônimas se dão mal sempre foram uma constante em nossas vidas.
Mas algo mudou semanas atrás. A popular coletânea, durante anos festejada como balizador da audiência do programa, passou a ser exibida em rápidas pílulas. Os fascinantes comentários de Faustão, parte fundamental do quadro, minguaram de maneira melancólica.
O episódio mais recente não chegou a registrar mais do que 2 minutos de arte. Devem ter sido três ou quatro vídeos curtos, editados com uma trilha sonora temática. Faustão não pediu para voltar nenhum trecho. Não reforçou o pedido de não ‘chamar parentes’. Não fez nenhuma pergunta de cunho emocional para as bailarinas. O que está acontecendo?
O futuro é sombrio. No próximo domingo estreia a segunda temporada de Show dos Famosos, o que talvez signifique ainda menos espaço para as "VideoCassetadas". Não podemos viver com mais esse ponto de interrogação. Torcemos para que apresentador ou produção venham a público acalmar a população.
Voltamos a qualquer momento com novas informações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.