Topo

"Masterchef" bizarro da Netflix prepara os bolos mais feios do mundo

Vai um bolinho de Donald Trump aí? - Reprodução
Vai um bolinho de Donald Trump aí? Imagem: Reprodução

16/03/2018 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O excesso de oferta para os entusiastas por programas culinários resultou em uma curiosa atração do gênero na Netflix. Enquanto a maior parte das competições envolve aguerridos participantes em busca da perfeição, em versões internacionais de "Masterchef", "Bake-Off" e tantos outros que ocupam boa parte da programação das TVs abertas e fechadas, o lançamento "Mandou Bem!" ("Nailed it!", no original) prefere ver graça das receitas que dão errado.

A produção dá espaço para entusiastas da cozinha que não chegam a ser tão esforçados assim, nem suficientemente talentosos. E o humor vem justamente dessa falta de pretensões. Ninguém quer fazer um curso na Cordon Bleu de Paris, tampouco estagiar em algum restaurante de uma versão norte-americana Paola Carosella. Todos possuem experiências amadoras, são cozinheiros eventuais, seja preparando a refeição para os netos durante as férias ou preparando a merenda para as filhas no dia a dia.

Sempre colocando em disputa três participantes diferentes, os episódios são divididos em duas partes. Na primeira, cada um escolhe um modelo de doces menores, como cookies ou cupcakes, para tentar replicar. São aquelas sobremesas bizonhas que fazem sucesso no Instagram, coloridos e cheios de temática. Em um episódio, o desafio é fazer bolinhos de emojis.

Mas o desafio principal é a segunda tarefa, quando competem para entregar a melhor versão de um mesmo bolo megalomaníaco. Desde o castelo da Rapunzel, devidamente ornado com a fauna e a flora do bosque que o circunda, até uma pitoresca reprodução do presidente Donald Trump. Os resultados são primorosos.

Nicole Byers e Jaques Torres de "Mandou Bem" - Reprodução - Reprodução
Nicole Byers e Jaques Torres fazem rir com dignidade
Imagem: Reprodução

Comandando a balbúrdia está Nicole Byers, comediante egressa de produções da internet e da MTV. A segunda temporada de sua sitcom foi distribuída pelo Facebook Watch, plataforma de conteúdo em vídeo da empresa de Mark Zuckerberg.

Mesmo que razoavelmente forçada em alguns momentos, a apresentadora tem ótimas tiradas e consegue fazer rir sem constranger ninguém. O principal jurado é o adorável Jaques Torres, apresentado a cada episódio com algum superlativo diferente envolvendo sua proficiência com doces. Junto com a dupla, sempre um convidado especial. Todos preocupados em rir junto com o fracasso das receitas, sem cair no lugar-comum do bullying ou da humilhação.

Além da ideia bem sacada e da produção pensada com carinho e leveza para a internet, "Mandou Bem!" é um achado por conta do casting de jurados e concorrentes. Por mais esquemática que seja sua estrutura, é quase inevitável se empanturrar rapidamente com os 6 episódios da primeira temporada.

Já aguardo ansioso por uma versão nacional do programa.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.