Topo

Globeleza nunca mais: Globo sucateia divulgação do Carnaval

Divulgação
Imagem: Divulgação

10/01/2018 16h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Causou espanto a divulgação do Carnaval 2018 na Rede Globo. É verdade que já havia sido avisado que este ano não teríamos as tradicionais vinhetas com as baterias e suas rainhas, mas esperava-se algo melhor do que estamos assistindo entre uma chamada para "Deus Salve o Rei" e outra.

A emissora recorreu ao formato dos lyric videos para mostrar os samba-enredos de cada escola. Para quem não sabe, lyric video é um jeito ensebado de dizer que os vídeos contêm apenas as letras da música passando na tela, como se fossem legendas para quem sofre de miopia.

Essa artimanha costuma ser usada por gravadoras para divulgar músicas cujos videoclipes ainda não ficaram prontos. Ainda assim, os lyric videos de artistas internacionais costumam ser muito mais sofisticados. Basta lembrar do subterfúgio que Katy Perry usou para o pré-videoclipe de "Swish Swhish": chamou a Gretchen para esquentar a audiência.

A popular vinheta do Carnaval Globeleza teve um investimento ainda mais franciscano. Parece que estão usando as mesmas gravações do ano passado, quando a dançarina seminua deu lugar a encenações folclóricas sobre o carnaval de cada região.

Será um dos efeitos da crise econômica que, segundo consta, não assola mais o Brasil? Ou trata-se de uma ressaca antecipada da folia pós-Crivella? O maior espetáculo da Terra, pelo visto, já não vale quanto pesa.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.