"De Férias Com o Ex" é o melhor programa da TV em 2017
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O livro "Ganhou, Leva!", do historiador Felipe Magalhães, conta os primórdios do jogo do bicho no Rio de Janeiro. Para tanto, começa com uma saborosa contextualização sobre o desenvolvimento político e cultural da sociedade brasileira nos idos de 1800 e guaraná de rolha.
Os empresários que surgissem dispostos a investir seus caraminguás em "divertimentos", como pistas de boliche, jogos de pelota e até em algo como o Jardim Zoológico, precisavam convencer as autoridades de que as iniciativas teriam viés educativo e até científico para a comunidade.
Com a tradicional visão elitista dos governantes, que à época sonhavam com um Rio de Janeiro "europeu", era fundamental que o entretenimento popular parecesse de alguma forma útil.
Veja mais
- Por dentro do reality da MTV onde dar uns amassos é ser um campeão
- Após "De Férias com Ex", Stephanie e Raissa não se falam mais
Nunca superamos esse tipo de questão. Ainda é comum ouvirmos reclamações sobre a falta de uma proposta de engrandecimento intelectual ou espiritual em produtos mercadológicos humildemente voltados ao exercício de ajudar a passar o tempo. Boa parte da produção cultural tem como objetivo apenas nos fazer boa companhia enquanto rumamos à inevitabilidade da morte.
Digo isso para avisar que "De Férias com o Ex" em sua versão nacional é certamente a mais fascinante e imprestável atração televisiva de 2017. Trata-se de um vácuo moral, uma bolha social e, até por isso, um excelente entretenimento.
Não existe objetivo algum, o que importa é a jornada. Jovens sarados e com perfis bombados no Instagram passam 15 dias em uma praia paradisíaca transando, bebendo e brigando. Nem sempre nessa ordem, até onde pude constatar.
É o único reality show onde o número de participantes vai aumentando ao longo da temporada. Começa com dez desconhecidos, e a partir disso, entram dois ou três novos integrantes a cada episódio. São ex-namorados ou ficantes dos hóspedes iniciais, que surgem como obstáculos emocionais para a intrincada trama de relacionamentos que vão sendo construídos.
Falando em termos de produção, é o melhor programa de realidade brifada que já vi no Brasil. O trabalho da Floresta Produções é impecável. Texto redondo, casting campeão e atividades divertidas. Por mais que seja uma contemplação sobre o vazio absoluto, em nenhum momento fica cansativo.
O elenco é um show à parte. Embora entrem em colisão mais frequentemente, as garotas são muito mais espertas que os caras, que dificilmente conseguem concatenar uma frase até o fim.
É ótimo quando participantes de reality show não precisam passar pelo crivo popular. Essa história de fandom brigando na internet transformou o gênero em uma desagradável monocultura na TV aberta.
A segunda temporada de "De Férias com o Ex" termina nesta quinta-feira (21), às 22h, na MTV. Se eu fosse você, não procuraria nenhuma outra atividade mais útil no horário.
Voltamos a qualquer momento com novas informações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.