Topo

Só Lívia Andrade pode substituir Silvio Santos no SBT

Lívia Andrade vem aí... - Bruno Poletti/Folhapress
Lívia Andrade vem aí... Imagem: Bruno Poletti/Folhapress

12/11/2017 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estive recentemente no mesmo recinto que Lívia Andrade, na ocasião do lançamento de "Biografia da Televisão Brasileira", livro dos craques Flávio Ricco e José Armando Vanucci. Fiquei bastante impressionado com o magnetismo da integrante do "Jogo dos Pontinhos".

Ninguém passava incólume à luminosa presença de Lívia. Nem mesmo as 3 horas que ela pacientemente dedicou a uma repórter do TV Fama foram capazes de diminuir seu apelo junto aos presentes. Homens e mulheres, famosos e anônimos, todos estavam assoberbados por sua mera existência.

O ocorrido me fez refletir sobre a posição de Lívia Andrade no SBT. Claro que brilhar durante 30 minutos semanais no segmento mais popular do programa do dono da emissora é evidente sinal de prestígio. Mas será o suficiente para uma comunicadora de tantos talentos?

O "Jogo dos Pontinhos" é uma espécie de "Escolinha do Professor Raimundo" comandada pelo Silvio Santos. Apesar da presença de figuras ilustres como Helen Ganzarolli, Carlinhos Aguiar e Cabrito Tevez, o mais longevo imitador de Carlos Tevez da história do entretenimento mundial, é Lívia quem merece passar de ano. Trata-se de um raro blend de Catifunda com Dona Cacilda e isso precisa ser valorizado.

Um dos ativos mais importantes para ser um apresentador popular é a personalidade. Basta pensar em sumidades como Fausto Silva, Bolinha, Carlos Imperial e o próprio Silvio Santos. Ostentar um ponto de vista bem delimitado e genuíno constitui poderosa arma para enfrentar os desafios do broadcast neste século 21. E isso Lívia tem de sobra.

Silvio Santos e Lívia Andrade - Reprodução - Reprodução
O legado!
Imagem: Reprodução

Recebi com alegria a notícia de que o programa "Fofocalizando" terá apresentação de Lívia Andrade por um breve período, mas achei curiosa a sequência de eventos. A excelente Chris Flores vai substituir os titulares da atração, mas por poucas semanas, pois precisará gravar a próxima temporada da sua gincana culinária. E só depois disso Lívia ocupará as tardes do SBT.

É ótimo que a emissora promova essas trocas entre atrações, mas está passando do momento de pensarem em um formato especialmente para a musa do Corinthians que já se tornou ícone do Carnaval paulista. Com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, um programa de muito sucesso na Band FM e até uma seção dedicada às suas reflexões no site de filosofia "Pensador.com", é hora de Lívia Andrade ter um destaque ainda maior na TV brasileira.

Apesar de muito falarem sobre Patrícia Abravanel e suas irmãs, além da Eliana e até Maísa Silva como possíveis sucessoras de Sílvio Santos no horário nobre dos domingos, creio que apenas Lívia Andrade tenha cacife para tal missão. Jogo de cintura, bom humor e maturidade são qualidades difíceis de encontrar por aí.

Compartilhem este texto até chegar ao patrão. Voltamos a qualquer momento com novas informações.