Topo

Quem ainda se importa com Evaristo Costa?

Evaristo Costa aproveita férias na Europa  - Reprodução/Instagram/evaristocostaoficial
Evaristo Costa aproveita férias na Europa Imagem: Reprodução/Instagram/evaristocostaoficial

06/11/2017 11h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Evaristo Costa foi apresentador do Jornal Hoje durante mais de 10 anos. O trabalho chegou ao fim no dia 27 de julho, quando desejou boa tarde aos telespectadores pela última vez.

No decorrer de todo esse período, Evaristo tentou imprimir um tom mais informal ao noticiário. Ganhou renome ao fazer piadinhas bobas com a parceira Sandra Annenberg, como o clássico episódio do “mamão“.

Ao adentrar no mundo invertido das redes sociais, seguiu fascinando parte da deslumbrada audiência com seu humor aparvalhado. O efeito foi parecido com a chegada de Willian Bonner às redes sociais alguns anos atrás. O editor-chefe do Jornal Nacional surpreendeu a nação ao mostrar que a sisudez ficava restrita ao serviço. Passou a exibir, desde então, seu lado mais bonachão, assumindo até a alcunha de “tio”.

Evaristo não chegou a promover uma ruptura tão radical de personalidade, pois o espírito de tiozão do pavê era uma extensão do que já realizava no JH. Gostou tanto do resultado que resolveu focar apenas em ser uma figura da mídia, abandonando qualquer compromisso com a verdade dos fatos para embarcar em uma curiosa ego trip autorreferente.

Enquanto não assume novas responsabilidades, Costa vai fazendo a festa de seus seguidores diretamente de Londres. Passa os dias respondendo amenidades que invariavelmente ganham as manchetes de portais.

A nova fase coloca o ex-âncora em pé de igualdade a outros mitos do folclore nacional, como Mulher-Melão, Gracyanne Barbosa e David Brazil, que tem suas vidas noticiadas pela imprensa por nenhum motivo em particular.

O mais impressionante é como o desemprego ajudou a catapultar a popularidade de Evaristo Costa a um novo patamar. Atualmente é difícil não vê-lo figurando entre os assuntos mais debatidos na internet.

Analisando o gráfico abaixo, podemos ver que notícias como “Evaristo revela ter saudades de pastel” e “Barbudo, Evaristo procura emprego como Papai Noel” estão promovendo o nome do apresentador, cada vez mais relevante nas buscas do Google.

Evaristo Costa faz sucesso no Google - Reprodução/Google Trends - Reprodução/Google Trends
Evaristo Costa faz sucesso no Google
Imagem: Reprodução/Google Trends

Por interagir muito com os fãs, Evaristo também vive seu auge no Twitter. Desde o anúncio da saída da Globo, o número de seguidores passou a crescer em um ritmo ainda mais frenético.

O jornalista é um dos queridinhos do Twitter - Reprodução/SocialBlade - Reprodução/SocialBlade
No Twitter, Evaristo Costa também é sucesso
Imagem: Reprodução/SocialBlade

Em um país assombrado pelo fantasma do desemprego, que desgraça a vida de cerca de 13 milhões de brasileiros, Evaristo Costa está se tornando o mais querido da classe. Encontrou na alforria da CLT um caminho para o sucesso. É o mais proeminente ícone dos anos Temer.

Ficamos na expectativa para descobrir o que vem por aí, mas não tenho dúvidas de que seremos prontamente atualizados pelos meios de comunicação. Voltamos a qualquer momento com novas informações.