Topo

É por sua conta e risco: As 5 receitas culinárias mais revoltantes da web

Acredite, isso aqui é uma espiga de milho - Reprodução
Acredite, isso aqui é uma espiga de milho Imagem: Reprodução

27/10/2017 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os dias da pornografia e dos memes com sósias do Vin Diesel podem estar próximos do fim. O grande tema que parece sustentar a internet atualmente é comida. O Buzzfeed foi muito bem sucedido ao criar um formato bem simples de receitas em vídeo. O conteúdo do Tasty se tornou ainda mais popular que qualquer outra coisa do Buzzfeed, e hoje possui franquias em muitos países e criações específicas para diferentes públicos, como os vegetarianos.

A genialidade está em oferecer receitas como entretenimento rápido e rasteiro. É reconfortante ver aqueles ingredientes se misturando e ganhando forma, além do satisfatório momento de ver o prato pronto para o consumo. Se alguém realmente faz aquelas maluquices na cozinha de casa, tanto faz. Com a monetização, quando patrocinadores parrudos como a Mondelez entraram na jogada, a nova fase do projeto parece ser a sua produtização.

Como uma Polishop hipster, o Buzzfeed agora anuncia bugigangas fascinantes, como um cortador de melancias e uma espécie de mini-fogão que foi preparado especialmente para as receitas do Tasty. Laureado pelo público e pelo mercado, a iniciativa ganhou diversas cópias. Algumas boas, outras nem tanto, exatamente como as receitas que produz.

Uma variação que considero muito interessante é o trabalho desenvolvido pela Insider. O site faz reportagens curtas, normalmente com menos de 2 minutos e sem locução, apenas com legendas para contextualizar cada história. O Insider Food subverte as receitas “faça você mesmo” que populam a internet. A sacada é ir atrás de restaurantes ao redor do mundo que façam pratos interessantes. Na maior parte do tempo, trata-se de factoides culinários. Comidas que rendem imagens interessantes, mas causam um misto de tristeza e decepção ao telespectador.

Convido o amigo leitor a passar raiva junto comigo. Os vídeos trazem um breve relato sobre o restaurante em questão e logo depois mostra como a gororoba é feita. Recomendo parcimônia ao assisti-los e não me responsabilizo pelos efeitos colaterais.

O infame sanduíche de filé mignon com lagosta

 

O revoltante milho colorido

 

O inviável sanduíche de 8 andares

 

O amaldiçoado burrito de algodão doce com sorvete e sucrilhos

 

O infernal sorvete com pipoca