Topo

Dia da Bailarina: Conheça a dançarina do Faustão que também bomba em clipes

A bailarina Tainá Grando - Reprodução/Facebook
A bailarina Tainá Grando Imagem: Reprodução/Facebook

01/09/2017 13h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Hoje deveria ser feriado, pelo menos para os fãs do Faustão. Todo 1º de setembro comemora-se o Dia da Bailarina, certamente um dos momentos mais felizes do ano.

Para celebrar em grande estilo, conversei com Tainá Grando, destaque no balé do "Domingão". E a jovem gaúcha está brilhando também no YouTube, graças a participação em diversos clipes de artistas populares.

De Nego do Borel a Lucas Lucco, passando por MC Kevinho e Sophia Abrahão, é quase impossível não ter a sorte de esbarrar no eloquente trabalho de Tainá.

Você trabalha bastante com a Kondzilla, produtora especializada em funk. Como surgiu essa parceria?

Gravei meu primeiro clipe com a Kondzilla em 2015, "Tudo de Bom" do MC Livinho. Fui chamada para dançar, atuar e fazer a protagonista porque tinha o perfil da música (novinha, hahaha). Eles viram que meu trabalho realmente era sério, como atriz, como bailarina e como pentelha. Porque se tem uma coisa que eu faço é pentelhar, sou muito curiosa, questionadora.

Acho que foi aí que eles viram algo diferente e nossa parceria começou a partir daquele momento. Eles me deram de presente essa nova função de coreógrafa. Agora não só gravo com eles como bailarina, mas assinando as coreografias, levando o meu ballet, atuando. Sou muito grata ao Kond e à equipe Zilla (Gabriel Zerra, Pedro Camargo, Felipe Pavan, Mônica Cason, Daniel Alves).

Entre os seus trabalhos mais recentes tem "Encaixa", do Leo Santana e MC Kevinho, e "Tic Tac", do Lucas Lucco com MC Lan. Juntos, somam praticamente 60 milhões de views. Não tem muita gente conseguindo toda essa atenção no YouTube. Você enxerga um impacto do sucesso dos clipes na sua carreira? Tá mais famosa?

Realmente a internet hoje em dia tem um poder e uma visibilidade absurda, mas não me considero famosa.
Mas vou te falar que em seis anos de "Domingão do Faustão", as pessoas me reconhecem mais por conta dos clipes que eu gravo do que lá no ballet, HAHAHAHA.

Tem clipes que você cria a coreografia e outros que você só atua. Você planeja trabalhar como atriz em outros formatos, em novelas ou teatro?

Eu estudei, fiz teatro, me formei, fiz workshops de interpretação pra TV e cinema. E estudei teatro musical também. Cinema é uma coisa que eu tenho muita vontade de fazer. Mas amo tanto dançar e coreografar que para me dedicar como atriz eu teria que deixar um pouco de lado a dança, e eu não sei como eu viveria dessa maneira. Por isso hoje me realizo atuando nos clipes, que tem toda uma pegada cinematográfica. Todo clipe conta uma história, a diferença é que não tenho fala. A música fala por mim.

Vários canais no YouTube fazem sucesso com lições para quem quer aprender a dançar. Vi até que você participou do vídeo da Cia. Daniel Saboya com a coreografia de "Encaixa". Já pensou em virar youtuber?

Olha, esse papo de Youtuber, o que tem de gente que me fala isso. Acho incrível essa ideia, mas preciso de tempo para colocar em prática esse projeto. Porque eu não montaria um canal com as coreografias numa sala de aula, como é de costume. Adoraria fazer um videoclipe da coreografia, com toda uma produção, locação e figurinos. Mas hoje, graças a Deus, estou trabalhando tanto nesse mundo de videoclipe, show, DVD, ballet do Faustão, meu estúdio de dança para administrar, que não estou tendo tempo para colocar esse projeto em prática.

Tainá Grando - Reprodução/Instagram/tainagrando - Reprodução/Instagram/tainagrando
Tainá Grando e Fausto: "Nunca vi ele dançando"
Imagem: Reprodução/Instagram/tainagrando

Como é trabalhar com o Faustão? Ele parece ter um apreço muito grande pela equipe.

Trabalhar com o Faustão é sensacional. O que a gente aprende com ele é absurdo. Ele é um cara extremamente inteligente, cheio de histórias para contar e muito experiente. É demais.

O Faustão entende alguma coisa de balé? Você já viu ele dançando?

Nunca vi ele dançando.

A "Dança dos Famosos" é um momento bem importante para as bailarinas na programação do "Domingão". Você gostaria de ter sido escolhida nessa temporada?

Quem não gostaria de ser escolhida, não é mesmo? Não existe uma bailarina que não tenha vontade de fazer esse quadro, e até mesmo quem já fez tem vontade de fazer de novo. Eu participei em 2014 com o Anderson di Rizzi, e no ano passado pude viver um outro lado que foi maravilhoso e desafiador nos bastidores.

Tainá Grando e Anderson - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Tainá Grando e Anderson Di Rizzi dançam "Adocica": "Lua luanda encanta"
Imagem: Reprodução/TV Globo

Na semana do funk, fui assistente do coreógrafo Sylvio Lemgruber e ajudei os professores que estavam no quadro a montar as coreografias. E foi um mega desafio, porque coreografar 12 casais no mesmo ritmo é babado. Mas pude colocar não só movimentação de funk e sim de hip-hop e danças urbanas, que é o que eu estudo.

Quais os critérios que definem quem serão as treinadoras no "Dança dos Famosos"?

Não sabemos quais são os critérios. É uma surpresa todo ano. A gente realmente não sabe quem vai ser escolhida. Ficamos sabendo ali no palco, junto com todo mundo que está assistindo em casa, quando o Fausto anuncia ao vivo.

Você e outras integrantes do "Domingão do Faustão" estavam fazendo um curso na Globo durante os finais de semana. Pode contar mais detalhes sobre isso?

A TV Globo está investindo conhecimento no que uma empresa tem de mais valioso, os funcionários. Todos os funcionários estão tendo aula dentro da própria casa, como se fosse uma faculdade com várias matérias e turmas. É um projeto incrível.

Quais são os seus próximos projetos?

Pretendo continuar nesse mundo louco e mágico de videoclipes e shows, trabalhando com diversas produtoras, cantores e artistas, porque me encontrei nesse mundo. Esse ano realizei um sonho que foi ter uma escola de dança. Eu mesma sempre posto vídeos ensaiando ou fazendo aula lá. Estou muito feliz com essa fase empreendedora na minha vida.

E meus projetos são esses: trabalhar, estudar, evoluir como pessoa e como profissional. Minha vida não tem uma rotina, graças a Deus. As coisas vão acontecendo naturalmente. E eu amo essa loucura toda.

Videografia recomendada

Primeiro clipe: MC Sapão - "Doidelícia"

Primeiro trabalho com Kondzilla: MC Livinho - "Tudo de Bom"

Primeiro trabalho como coreógrafa: Dennis DJ - "Predileta"

Outros trabalhos como coreógrafa

Nego do Borel - "Hoje é Dia de Maldade"

Lucas Lucco - "Tic Tac"


 

A bailarina Tainá Grando - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook