Topo

"Planeta dos Macacos": Os filmes antigos eram bem melhores

Reprodução
Imagem: Reprodução

08/08/2017 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A ideia da série "Planeta dos Macacos" é uma das mais divertidas de todos os tempos. Astronautas caem em um planeta aparentemente distante, amplamente dominado por símios inteligentes que escravizam humanos selvagens.

Ainda que estejamos todos muito felizes com a nova versão, iniciada em 2011, os cinco filmes realizados na virada dos anos 60 para os 70 ainda me parecem mais recheados de frescor e abertos a fascinantes possibilidades.

A nova tecnologia é brilhante, com Andy Serkis reafirmando seu espaço como o melhor operador de fantoches de todos os tempos. E a guinada mais dark e verossímil acompanha uma tendência natural dos dias de hoje, mas acaba sendo uma abordagem carente de maior criatividade. Como foi estabelecido nos filmes novos, a saga não se difere muito de "Walking Dead" ou qualquer outra série envolvendo zumbis.

Muita gente viu o filme original com Charlton Heston, mas não encontro muitos comentários sobre os episódios que vieram depois. Aproveito o ensejo do lançamento de "Planeta dos Macacos: A Guerra" para sugerir que você acompanhe a versão que vale, além de uma breve observação sobre o remake de 2001.

"O Planeta dos Macacos" (1968)

O grande épico da maquiagem universal. Charlton Heston perseguido por macacos montados em cavalos. Seres humanos seminus presos em cativeiro. A distopia com o pé na areia e a cabeça nas estrelas. Um clássico atemporal.

E ainda rendeu uma das melhores passagens de "Os Simpsons":

"De volta ao Planeta dos Macacos" (1970)

É uma das coisas mais anos 70 de todos os tempos: um astronauta chega ao Planeta dos Macacos em busca de Taylor (Charlton Heston), e acaba encontrando uma seita subterrânea de humanos mutantes que adora a bomba atômica como se fosse deus. O filme explora de maneira cativante as personagens mais legais do anterior: Zira, Cornelius e Dr. Zaius.

O desfecho foi criado para encerrar a saga de maneira definitiva. Mas o sucesso nas bilheterias acabou obrigado os produtores a tirar mais macacos da cartola.

"Fuga do Planeta dos Macacos" (1971)

É meu filme preferido. Para salvar a franquia depois de um segundo filme que literalmente destruiu o Planeta dos Macacos, inventaram que Zira, Cornelius e Milo estavam na nave do astronauta Taylor enquanto tudo ia pelos ares. E eles curiosamente voltaram no tempo até 1973, quando os humanos ainda dominavam tudo com tranquilidade. A história ganha contornos bíblicos com a perseguição ao filho de Zira e Cornelius, que viria a ser Cesar --o primogênito da nova raça de símios espertalhões.

"A Conquista do Planeta dos Macacos" (1972)

Depois do terceiro filme, a série passa a focar na tomada de poder dos macacos, apresentando uma saborosa confusão espaço-temporal: os macacos ficaram inteligentes porque os macacos que já eram inteligentes no futuro viajaram até o passado, "contaminando" todos com elevadíssimos índices de QI.

Descobrimos também que uma doença matou todos os gatos e cachorros do planeta, levando os humanos a escravizarem macacos para realizarem serviços braçais. Depois de passar a juventude protegido pelo seu tutor, vivido com garbo e elegância pelo eterno Ricardo Montalbán, Cesar é confrontado pela dura realidade de seus similares e se revolta. Parece cretino, e é mesmo --mas razoavelmente divertido, também.

"Batalha do Planeta dos Macacos" (1973)

Certamente o mais modorrento dos originais, ainda que tenha ideias interessantes. Cesar é o grande líder dos macacos, mas sofre com as tentativas de golpe por parte de um coligado. Acontece na vida, acontece nos filmes e também nos remakes: a trama é muito similar ao que acompanhamos em "Planeta dos Macacos: O Confronto" (2014).

A série acaba milhares de anos no futuro, com um ancião contando a história para jovens símios em um parque. E a cena final é um close na estátua de César derramando uma lágrima, o que certamente influenciaria a criação do ursinho Misha nas Olimpíadas da Rússia em 1980.

"O Planeta dos Macacos" (remake de 2001)

Tim Burton é o Paulo Barros de Hollywood, um esforçado carnavalesco muito dado a pirotecnias. Faltou acertar o compasso com um samba-enredo um pouco mais animado.

"O Planeta dos Macacos" - Reprodução - Reprodução
Amor, estranho amor
Imagem: Reprodução

Faço votos para que a atual encarnação dos macacos mais carismáticos de todos os tempos tenha vida longa, talvez chegando ao ponto de adaptar filme de 1968 com toda a elegância que merece.

Todos os filmes originais e o remake de 2001 estão disponíveis no serviço de streaming da NET. Voltamos a qualquer momento com novas informações.