A TV local invadiu a internet: Já ouviu falar em Gleyfy Brauly?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A programação local produzida por afiliadas das grandes emissoras ganhou um novo impulso graças a internet. Figuras como Sikêra Júnior, apresentador policialesco de Maceió, hoje gozam de fama nacional por conta de uma estratégia glocal --agir localmente, pensar globalmente.
Outro exemplo é o programa "Cidade Viva", da TV Cidade Verde (afiliada ao SBT), que levou o Piauí até o epicentro da internet.
Comandada por Laércio Andrade, a atração serve como uma janela para o cotidiano do povo na região. Além de contar com quadros tão curiosos e criativos quanto uma espécie de "MasterChef" das quentinhas, também somos presenteados com atrações musicais que mostram a riqueza e diversidade cultural do nosso país.
Quem ajudou o programa a ganhar os holofotes foi o enigmático Gleyfy Brauly, por conta do importante trabalho de curadoria de sites como o Não Salvo.
No vídeo que invadiu as telas do Brasil, vemos Brauly de óculos escuros, tocando timidamente seu teclado com adesivos do Fuleco e da CBF, enquanto outras pessoas não identificadas esperam niilisticamente tudo acabar.
Também assombrou os internautas mais incautos a presença de um frango assado gigante em animação 3D tomando conta do palco. O efeito especial é um elemento recorrente do programa, até para quebrar a morosidade daqueles que aguardam sua vez de brilhar.
Gleyfy Brauly é o nome pra lá de artístico do brasileiríssimo José da Cruz Silva, morador de Altos, no Piauí, e identificado no site da emissora como "uma verdadeira figuraça". Aliás, todo o perfil do cantor é fascinante:
O seu nome artístico desperta muita curiosidade. Segundo ele, as pessoas sempre querem saber a origem e explicou que Gleyfy foi um compadre que batizou e Brauly foi sugerido por uma fã. "É complicado mas já está na boca do povo", completou.
Ex-operador de máquinas, Gleyfy começou a carreira musical como instrumentista e foi guitarrista de bandas conhecidas como Requinte e banda Um. Atualmente, canta e toca teclado.
O repertório do artista é eclético. "Toco de tudo! Rock, pop, reggae e até macumba", brincou. Em breve ele lança o seu novo CD, o quarto da carreira solo.
E eles não estão brincando quando falam do ecletismo de sua obra: fiz uma playlist para que o amigo leitor possa desfrutar de sucessos como o funk "Deu Onda" e o clássico "No Woman No Cry" na voz e no carisma de Gleyfy Brauly, também conhecido como "o safadinho da internet".
Aproveito o ensejo para declarar que pretendo continuar a desbravar as melhores atrações locais de nossa televisão. Se tiver alguma sugestão aí da sua região, aceitarei de bom grado.
Voltamos a qualquer momento com novas informações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.