Topo

Trama de Juliana Paes na novela é o "Breaking Bad" brasileiro

Montagem
Imagem: Montagem

19/07/2017 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A "Força do Querer" é um fenômeno. Glória Perez em sua melhor forma, trazendo questões relevantes da pauta cotidiana com a visão acolhedora típica da novelista.

Com agilidade e ternura, a história gira em torno de mulheres, todas vividas por atrizes de alto gabarito. Mas o destaque é Juliana Paes, que mais parece um dínamo. A trama de Bibi Perigosa, inspirada na vida de Fabiana Escobar, é a maior vitória da carreira da atriz até aqui.

No capítulo exibido na segunda-feira, ao encarar com certo entusiasmo o mundo do crime, Bibi construiu uma ponte espiritual com outro grande personagem da teledramaturgia mundial, o saudoso Walter White, protagonista da série "Breaking Bad".

White, interpretado pelo excelente Bryan Cranston, era um professor de química que entrava no crime por motivos extremamente deprimentes, como sua carreira fracassada, uma família em frangalhos e a descoberta de um câncer. Mas essas questões ficaram em segundo plano quando se viu fascinado pelo poder transformador que a contravenção trazia para sua vidinha requenguela.

Bibi Perigosa é uma versão um tanto mais romântica dessa jornada, como pede um bom folhetim. Mas está tudo lá: os dilemas da carreira, os problemas familiares e o deleite com as facilidades do outro lado da lei.

Walter White, em dado momento, se despiu da figura de pai deprimido e marido consternado para assumir a identidade do dinheirista Heinsenberg. Agora começamos a acompanhar o processo de Bibi, mãe carinhosa e esposa submissa, para se tornar Bibi Perigosa, a famigerada baronesa do pó.

E tudo vem se desenvolvendo de maneira incrivelmente sensível pelos realizadores da novela. Apesar dos caminhos errados, a personagem ainda é alguém com quem o público consegue se identificar e torcer. A condução da narrativa até aqui é um marco da maturidade de nosso entretenimento popular.

E a segunda-feira foi uma data especial. Além de prestigiarmos um capítulo cheio de reviravoltas na TV, a internet celebrou o Dia Mundial do Emoji. E o Facebook aproveitou a efeméride para divulgar a lista de carinhas mais populares em cada país. O emoji preferido do povo brasileiro é aquele mais deslumbrado, com os dois olhos transformados em corações.

Juliana Paes - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Eis que a grande virada da personagem acontece justamente quando os olhos de Juliana Paes viram alegres coraçõezinhos ao encararem as possibilidades promovidas pelo tráfico de drogas.

Foi a necessidade que levou Bibi até lá, mas é o deslumbramento que fará com que continue. E isso, os emojis não mentem, diz muito sobre todos nós.