Topo

Respeitem Claudia Leitte! Três razões para amar a cantora

Dilson Silva/ AgNews
Imagem: Dilson Silva/ AgNews

07/07/2017 14h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido


Não sei muito bem como isso foi acontecer, mas por conta de alguns descaminhos do destino, Claudia Leitte recebe uma intensa carga negativa de feedbacks na internet.

Estaríamos sendo justos com tão gloriosa performer? Creio que não.

Aproveitando meu crescente prestígio como digital influencer, reuni hoje alguns motivos para convencer a internet que Claudia Leitte merece nosso amor.

Parcimônia

Existem algumas iniciativas culturais e filosóficas que procuram repensar a forma como consumimos. O mais interessante se chama Slow Movement, que combate o tempo cada vez mais fragmentado que despendemos para nossas atividades mais cotidianas.

A slow food vai na contramão das grandes cadeias de lanchonetes, defendendo um cuidado maior com a procedência dos alimentos e uma distância saudável dos industrializados. E a slow beauty tenta promover a diminuição da química em produtos de beleza.

Se pensarmos em termos de música pop, vivemos o mesmo problema atualmente. Para se ter uma ideia, Anitta lançou 3 hits mundiais em menos de 10 dias. É muito refrão para decorar. Uma injustiça com seus fãs mais ávidos!

Enquanto isso, Claudinha desafia as convenções do mercado ao lançar bem menos sucessos ao longo da última década. Para ter uma noção, a última música de abrangência relevante foi “Largadinho”, que está prestes a completar 5 anos.

Claudia Leitte no The Voice Brasil - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Imagem: Reprodução/Globo

Quando têm a sorte de emplacar, suas canções acabam durando mais tempo no imaginário popular e ganhando novos significados. Todo mundo ainda tem o refrão de “Exttravasa” na cabeça, e olha que o George W. Bush ainda era presidente dos Estados Unidos naquela época.

Obstinação

Nos acostumamos a acreditar que o sucesso só chega para os predestinados. Como se o talento fosse um dom divino ou algum tipo de benefício místico, privilégio de uma elite.

Claudia Leitte veio para provar que basta trabalhar duro para chegar lá. O carisma e o bom senso podem ficar em segundo plano quando você tem um objetivo bem desenhado pela frente.

O vídeo em que ela, à época ainda repórter da Band em Salvador, toma o microfone de Ivete e manda um pout-pourri ao vivo é absolutamente genial. A demonstração mais fundamental de que querer é poder.

Um grande exemplo para as futuras gerações.

Alegria contagiante

Todo santo dia nos divertimos com as presepadas de Ana Maria Braga na Rede Globo. Ficamos maravilhados com as repetidas gafes cometidas por Michel Temer e sua equipe. Damos gostosas risadas (de nervoso) com os tweets de Donald Trump. Aceitamos até as mais perversas atitudes de Silvio Santos, como se a câmera escondida estivesse virada para nós.

Claudia Leitte na Copa - Flavio Florido/UOL - Flavio Florido/UOL
Imagem: Flavio Florido/UOL

Uma pena que os desacertos que acontecem com Claudia Leitte não ajudem a elevar sua moral com o internauta raivoso. A maldade nas palavras das pessoas ao comentarem as coisas engraçadas que ocorrem com a cantora mostra o quanto vivemos em uma sociedade tóxica.

Eu e a nação de bolhas não nos privamos da boa diversão proporcionada por Claudinha.

Espero ter colaborado para a reflexão da juventude a respeito do tema. Voltamos a qualquer momento com novas informações.