Topo

Mito Gretchen reacende com força para uma nova geração de fãs

Gretchen na divulgação de "Glow", série do Netflix - Reprodução
Gretchen na divulgação de "Glow", série do Netflix Imagem: Reprodução

03/07/2017 14h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Maria Odete de Miranda Marques, a inevitável Gretchen, é decana no entretenimento nacional. Já passou por todos os estágios possíveis dentro do showbiz, praticamente sem sair do imaginário popular ao longo de 40 anos.

É um feito e tanto para uma cantora que não emplacou muito mais do que 4 ou 5 hits para a posteridade. Depois do estouro como artista, virou uma personalidade da mídia em seu sentido mais amplo.

Veja a grandiloquência de tal curriculum vitae:

CANTORA E ATRIZ

A relevância de obras como "Freak Le Boom Boom", "Conga Conga Conga" e "Melô do Piripiri" foi mais que suficiente para gabaritá-la como figurinha fácil nos programas de auditório do Chacrinha, do Bolinha e do Silvio Santos.

A exemplo de outras grandes estrelas, exibiu rara polivalência ao ganhar também as telas do cinema. E já começou protagonizando "Aluga-se Moças", pornochanchada fora de série com a participação de Rita Cadillac e outras chacretes.

Posteriormente ainda apareceu em "Rota do Brilho", a última grande obra do cinema brasileiro. Para se ter uma ideia, começa com o ator Marcos Manzano falando: "Cara, cê tá com cara de bundão, sabia?" para seu colega de cena Alexandre Frota.

Abertura do clássico Rota do Brilho

Na qualidade de mais excelsa musa de sua época, exerceu a sensualidade de maneira lírica em ensaios fotográficos e também em interpretações mais cruas com uma festejada trilogia de filmes pornô.

Não obstante, construiu breve carreira no teatro de rua, quando interpretou Maria Madalena em montagem da Paixão de Cristo no Piauí, na páscoa de 2011.

TANTO NO PESSOAL QUANTO NO PROFISSIONAL

É possível afirmar que Maria Odete já era meme antes da internet chegar, graças ao número elevado de casamentos deflagrados ao longo das décadas. A volatilidade de seus relacionamentos cravou seu nome ao lado de Fábio Jr como ícones do matrimônio nacional.

No âmbito familiar, foi sempre muito generosa:

  • Abriu espaço para o sucesso da irmã mais nova, a musa dos caminhoneiros Sula Miranda.
     
  • É mãe de uma das mais proeminentes figuras LGBTQ do Brasil, o batalhador Thammy.
     
  • Foi diretamente responsável pela ascensão meteórica de Carol Miranda no mundo pornô, graças a uma intrincada e jamais explicada relação familiar.

CARREIRA POLÍTICA

Gretchen concorreu à prefeitura da Ilha do Itamaracá em 2008, ficando em terceiro lugar com 343 votos. Para a sorte de todos, teve números bem mais expressivas nos reality shows que estariam em seu destino.

PERSONALIDADE DE TV

Apesar da desistência, teve participação histórica em "A Fazenda". Destacou-se justamente em uma de suas edições mais clássicas, onde também tivemos as luminosas presenças de Nicole Bahls e da campeã Vivi Araújo.

Graças ao impacto de sua passagem pelos estúdios rurais de Itu, voltou à emissora na primeira temporada de "Power Couple Brasil", agitando o programa graças a parceria com Simony e as intrigas contra o casal Kamikaze.

Gretchen - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

SUCESSO NA INTERNET

E as reações mais expressivas em ambos os programas levaram ao delírio boa parte do público internauta, reacendendo com força o mito de Gretchen para uma nova geração de entusiastas. Os memes tiraram a cantora da situação de "ex" e a elevaram ao status de cult.

Essa nova fase é celebrada com dois verdadeiros ritos de passagem: estrelando o teaser de um videoclipe do novo sucesso de Katy Perry e também um comercial da Netflix.

Gretchen colabora na divulgação da série "Glow" no Brasil

Gretchen colabora na divulgação do novo single de Katy Perry no Brasil

A trajetória insólita de Gretchen prova em definitivo que o século 21 é exatamente o que esperávamos dele, uma grande alucinação dos anos 80.

No mais, voltamos a qualquer momento com novas informações.